Flare localizado na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX). (Foto: Acervo Gazeta Informativa)

Na semana passada, moradores da Vila Buaski em São Mateus do Sul entraram em contato com a equipe da Gazeta Informativa relatando a preocupação em relação aos fortes barulhos que estavam sendo emitidos pela torre da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX). Segundo eles, além do som e da alta chama do fogo no flare, havia também uma extensa nuvem de fumaça que saia toda noite do local.

Entramos em contato com a equipe da SIX para mais informações sobre o que foi relatado. Segundo a Petrobras, entre os dias 31 de dezembro de 2019 à 13 de janeiro de 2020 estava sendo realizado no local uma parada planejada da Unidade de Dessulfuração de Gás (UDG) com o objetivo de melhorar a sua eficiência produtiva. “Tanto o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) quanto a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foram informados do evento”, dizem.

Questionados sobre a segurança dos moradores próximos do local, eles explicam que toda a equipe assegurou os padrões referenciais e legais de emissão e dispersão de gases. “Houve necessidade de injetar vapor d’água no sistema de alívio da unidade (tocha), durante o período da intervenção”, informam. De acordo com a equipe, essa injeção de vapor, que é prevista em projeto, levou a aumento pontual de ruído que pôde ser percebida em alguns momentos em função da direção dos ventos.

“A parada foi realizada direcionando produtos para sistemas fechados, com acompanhamento em tempo integral pelas equipes técnicas da Petrobras”, ressalta a assessoria. A SIX possui uma estação de monitoramento de qualidade do ar instalada na cidade, que disponibiliza informações em tempo real para o IAP. “Não houve qualquer registro de não atendimento aos parâmetros legais estabelecidos.”

A unidade teve suas operações completamente normalizadas em 13 de janeiro. Os serviços de manutenção tiveram êxito, tendo sido realizados dentro do prazo planejado e sem ocorrência de desvios ou eventos de segurança pessoal ou de processo.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus do Sul tem Plano de Contingência da Defesa Civil e equipe
Decreto municipal cria novas medidas para a prevenção relativa ao coronavírus
Trabalhadores informais passam a receber auxílio de R$ 600,00