
Em São Mateus do Sul, a erva-mate sempre existiu em abundância. Em 1943, foi criada a Cooperativa dos Produtores do Mate Iguaçu Ltda. Localizava-se na Praça Flórido do Nascimento e possuía 1.500 associados. Era subordinada à Federação do Mate do Paraná com sede em Curitiba que congregava as cooperativas fazendo a exportação da erva mate.
A Iguamate recebia erva-mate cancheada de seus associados e a entregava à Federação para beneficiamento e comercialização, no mercado interno ou para exportação. A erva seguia para o Chile, Uruguai e Argentina, selecionando o tipo específico de preparo do produto de preferência em cada país. Exportava-se também para a Europa.
Havia um sistema de moagem, um soque da própria Iguamate, para consumo dos associados e também um armazém que atendia aos filiados e seus familiares. A fotografia em preto e branco mostra a fachada da sede. Vários cidadãos são-mateuenses contribuíram para a realização desse empreendimento. A data e a autoria da fotografia são desconhecidas.
Referências
FARAH, Audrey. São Mateus do Sul-100 anos. Curitiba: Arte,2012.
Por Hilda Jocele Digner Dalcomuni
Hilda Jocele Digner
Últimos posts por Hilda Jocele Digner (exibir todos)
- Fotografia do amante da prosperidade: o “Club” - 18 de dezembro de 2020
- FOTOGRAFIA POSTAL: “SÃO MATHEUS” 1906 - 4 de dezembro de 2020
- RETRATOS: Os irmãos Bisinelli Magnani - 20 de novembro de 2020
Comentários