Diante de uma fotografia do passado, uma imagem nostálgica nos revela uma parte de “São Matheus”, no início do século XX. Os postais compõem uma memória institucional das cidades, através da representação de suas paisagens. Este postal antigo, produz uma imagem de São Mateus do Sul por meio de um discurso visual.

A imagem fotográfica deste cartão-postal, mostrando São Mateus do Sul é anônima. O postal foi enviado por Luiz dos Santos Lima, em 1906, para sua mãe, Benedicta dos Santos Lima. Este cartão postal contém uma dedicatória e uma fotografia externa “uma vista”, da cidade de São Mateus do Sul. Contém a seguinte mensagem: Frente: “S. Matheus Lembranças de seu filho que muito lhe estima” Luiz dos Santos Lima 10-7-906”. Verso:” Minha caríssima mãe, dona Benedicta dos Santos lima”.

Mas quem foi Luiz dos Santos Lima? Ele foi presidente da Câmara Municipal de São Mateus do Sul no período de 1920-1924. Possuía uma casa comercial no centro da cidade e também foi fazendeiro, comprador de erva-mate. Filho de Firmino Santos Pacheco Lima e Benedicta dos Santos Lima.
Da imagem, destacam-se algumas construções em madeira de grande porte, ao fundo a antiga igreja matriz e no centro da foto, uma altaneira araucária. O lugar de onde foi tirada a fotografia é próximo ao estádio de futebol Olívio Wolff do Amaral.

Últimos posts por Hilda Jocele Digner (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Fotografia e Arquitetura: a casa de madeira que não foi esquecida
Fotografia do amante da prosperidade: o “Club”
A saudosa corrida automobilística de 1968