Especial

Gazeta Informativa completa 3 anos e entrega os exemplares do jornal em livro personalizado ao acervo histórico do município

Em cerimônia, a equipe GI faz a entrega oficial de todos os exemplares do jornal desde a sua primeira edição. (Fotos: Gazeta Informativa)

A semana que passou marcou o jornal Gazeta Informativa com a comemoração de seu terceiro aniversário no dia 5 de março. Atuando em São Mateus do Sul e nas cidades coirmãs de Antonio Olinto e São João do Triunfo, na última terça-feira (6), a confraternização foi simbolizada com a entrega ao acervo histórico do município dos exemplares do jornal de forma personalizada.

A cerimônia reuniu autoridades, empresários e representantes das diversas instituições de São Mateus do Sul na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e simbolizou a entrega oficial dos livros desenvolvidos pela Gazeta Informativa e destinados à Casa da Memória Padre Bauer, local da cidade que contempla um acervo gigantesco de toda a história do município.

De grande valor histórico e documental, o acervo composto por quatro livros contendo as 150 edições do jornal Gazeta Informativa ao longo de 3 anos ficará arquivado na Casa da Memória. Durante a cerimônia um termo de compromisso foi assinado por ambas as partes, assim como todos os presentes que testemunharam, firmando o compromisso em manter a guarda dos documentos e a continuidade da doação das novas edições.

Hilda Jocele Digner Dalcomuni, historiadora e responsável pela Casa da Memória, enfatizou a importância dos periódicos como instrumentos da conservação da história e cultura local. “Para nós, enquanto instituição mantida pela Prefeitura Municipal através da SEMEC, é muito importante a questão das fontes, pois a pesquisa muitas vezes se baseia nos periódicos como os jornais.

A Casa da Memória Padre Bauer fica localizada na Rua 21 de Setembro, 597, Centro de São Mateus do Sul (PR). Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h ás 17h. Entrada gratuita.

A Casa da Memória mantém um arquivo histórico de várias edições, de muitos jornais. A imprensa é nossa parceria nesse sentido, não somente na área de história e sim nas outras áreas como a antropologia e a sociologia, e hoje a Casa da Memória recebe muitos pesquisadores. Portanto, para nós é uma grande satisfação receber esse presente para que possamos conservar a história viva, de um significado muito importante”.

Na oportunidade a historiadora apresentou o exemplar do jornal mais antigo existente na Casa da Memória que circulou em São Mateus do Sul. Se trata do “Jornal O Iguaçu”, do ano de 1964. Demonstrando assim que com o passar dos anos revivemos os fatos através da mídia impressa que traz inúmeras informações num mesmo exemplar do jornal, e ainda essa comparação se equivale para que possamos assimilar quais eram as notícias daquele determinado tempo na nossa história com a nossa realidade vivida hoje.

Na oportunidade a historiadora apresentou o exemplar do jornal mais antigo existente na Casa da Memória que circulou em São Mateus do Sul. Se trata do “Jornal O Iguaçu”, do ano de 1964.

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul, Mario Sérgio Deina, ressaltou a importante ação da equipe da Gazeta Informativa em presentear o município com os livros que segundo ele, irão ajudar na conservação da história de nossa cidade e região. “Ressalto a importância do gesto que o jornal Gazeta Informativa está fazendo nesta data ao entregar para o acervo público seus arquivos para que esses livros doravante possam servir para toda a sociedade. É muito provável que quando não estejamos mais aqui há 50 anos, muitos poderão acessar estes arquivos para ter as informações do hoje”.

Deina salienta que o jornal detém da responsabilidade muito além de apenas levar informações ao dia a dia das famílias, mas ele também é uma das melhores fontes históricas que existe, principalmente por ser desenvolvido sequencialmente. Deina garante: “a imprensa escrita é ainda a melhor imprensa que existe”, e lembra que uma de suas professoras sempre comentava de que não existe história sem papel.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Jorge Manfroni, destacou a importância do evento e da entrega dos livros com as edições da Gazeta Informativa ao acervo do município. “Hoje é um dia de festa, um dia de comemoração e de extrema importância para a história de São Mateus do Sul. Enfatizo a forma imparcial que o jornal atua na divulgação de cada matéria, pois acho que cada meio de informação tem o compromisso com a verdade, além de apresentar sempre todos os lados de cada história”.

A mídia impressa vem se adaptando à realidade do mercado diariamente, lutando bravamente diante às várias alternativas de acesso a informação, Jorge enaltece o papel do jornal e faz um apelo, “por favor não parem com o jornal impresso, vocês realizam um importante papel com a educação de nosso município levando os jornais para cada uma de nossas escolas semanalmente, agregando valor aos nossos alunos através da leitura, da cultura e do conhecimento. Isso tudo é de grande importância para a escolarização e alfabetização dos nossos alunos”.

O Prefeito Municipal, Luiz Adyr Gonçalves Pereira, enalteceu em sua fala o reconhecimento da mídia impressa e seu valor ao município.

O Prefeito Municipal, Luiz Adyr Gonçalves Pereira, enalteceu em sua fala o reconhecimento da mídia impressa e seu valor ao município, “temos acompanhado que veículos de comunicação nacional estão com dificuldade de manter as edições impressas, sendo louvável o esforço que a Gazeta Informativa tem feito para manter a edição nesse meio. Parabenizo com a certeza que este ato de presentear o acervo do município com estes belíssimos livros com todos os exemplares do jornal agregará ainda mais para a história da cidade”.

A jovem empreendedora e jornalista da Gazeta Informativa, Thaís Siqueira, agradeceu a presença de todos no importante evento, e destacou de que todos os que ali estavam presentes fazem parte da história do GI.

Thaís relatou um pouquinho da história do veículo de comunicação e firmando mais uma vez o compromisso que a equipe possui com o município e este ato, de doação dos livros com todas as edições que já circularam ao longo dos três anos e as demais que venham a circular. Tudo isso mostra o amor que a empresa tem por esta terra e seu povo.

“Há 3 anos, o GI passou a circular aqui em São Mateus do Sul e região, e se tornou uma das melhores alternativas na busca por informações e publicações de anúncios e propagandas, e hoje é referência em produção de conteúdos e reportagens especiais de qualidade, feito com jornalismo de verdade”, destaca Thaís.

A Gazeta Informativa completou três anos e quem ganhou o presente e a garantia de continuidade do trabalho sério e profissional foram os leitores e o município, que conta a partir de agora com o enriquecimento de seu acervo periódico na Casa da Memória Padre Bauer.

CHARGE:

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Menino faz aniversário com tema “caminhão do lixo” e convida garis
Representando São Mateus do Sul, Jamilly Vitória fica em 4º lugar no Miss Teen Paraná 2018
III Mostra de Folclore encanta o público e mobiliza a cidade