Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Gazeta Informativa lança projeto que incentiva à leitura e aproxima a comunidade do jornal

Além de incentivar a leitura e aproximar cada vez mais da comunidade, o projeto Leitura que Envolve (Leque) da Gazeta Informativa, visa contribuir para o desenvolvimento social e cultural das pessoas. (Fotos: Gazeta Informativa)

Você já parou para pensar na quantidade de informações que recebe no seu dia a dia? Os assuntos podem variar de acordo com a realidade e o momento de cada um. Tarefas domésticas que precisam ser realizadas, responsabilidades no trabalho e a necessidade de estar sempre informado sobre as últimas notícias da cidade, do país e do mundo fazem parte das atividades rotineiras de muitas pessoas.

Cada vez mais estamos recebendo informações de diversos meios de comunicação. Toda essa gama de notícias estimula o desenvolvimento cognitivo, e faz com que nos tornemos críticos e esclarecidos nas diversas situações cotidianas.

Tornando as pessoas pensantes, o hábito da leitura estimula principalmente a curiosidade, proporcionando uma série de conhecimento e referência. Não é por acaso que você está lendo essa reportagem. Se os seus olhos estão percorrendo estas linhas, com certeza você se sentiu chamado a conhecer ainda mais sobre a proposta apresentada no corpo desse texto, então vamos lá.

Como você se sente quando está perto de algo que realmente gosta? (Pode ser algum hobby, ou outra atividade que te faça se sentir bem consigo mesmo). Podemos apostar todas as fichas que o sentimento que passa pela sua mente é extremamente positivo.

Quando estamos lado a lado com algo agradável, a recompensa por esse sentimento é transmitida para todas as pessoas em sua volta, deixando o ambiente mais revitalizado.

No início deste mês de maio, pensando nestes quesitos e principalmente, buscando aproximar as pessoas com esse elo de conhecimento, a Gazeta Informativa lançou o projeto Leitura que Envolve (Leque). Inicialmente, tendo como público alvo a comunidade são-mateuense, podendo se estender pela região, o projeto levará para a população a informação na íntegra, interagindo com cada leitor.

Fazendo analogia com a diversidade presente nos conjuntos de oportunidades que o objeto leque proporciona, o projeto abrangerá todos os grupos de pessoas e faixa etárias distintas. “Além de incentivar o hábito de leitura, queremos aproximar a comunidade da informação de qualidade e evidenciar que a Gazeta Informativa é feita com carinho e principalmente com jornalismo de verdade”, enfatiza a jornalista e diretora do jornal Gazeta Informativa, Thaís Siqueira.

A diretora também comenta que sempre teve o sonho de montar um projeto como esse. “Desde que o jornal inaugurou sentia que devia ter essa responsabilidade com o público do nosso município, e nada como iniciar esse projeto em um lugar que representa muito para a educação de São Mateus do Sul.”

Iniciando na sexta-feira (4), o Leque levou para as crianças do Lar São Mateus a essência do projeto: estar perto de cada um de forma dinamizada. Entregando um exemplar do jornal para cada criança, elas puderam conhecer de perto como é o trabalho realizado pelo periódico são-mateuense. “Pudemos perceber no rosto de cada criança a felicidade e a vontade de conhecer ainda mais sobre as notícias que estavam em nossa última edição. Todos trataram a gente com muito carinho e atenção”, destaca Thaís.

O foco da sexta-feira foram as crianças do período vespertino. Na segunda-feira (7), as crianças do período matutino também levaram para casa um exemplar da edição impressa. A aproximação e a explicação da importância das informações são uma prática explícita de consciência crítica, que precisa ser aguçada desde cedo. “Estimular o hábito da leitura de jornais e ajudar a comunidade escolar a compreender a importância da informação no processo de aprendizagem é bastante significativo para a construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício pleno da cidadania”, garante Thaís.

Da esquerda para a direita: o repórter Alexandre Müller, diretora do jornal Thaís Siqueira e a repórter Cláudia Burdzinski.

De acordo com Rita de Cássia Rosa Portella Furtado, diretora do Lar São Mateus, foi gratificante ver o entusiasmo de cada criança ao receber o jornal em mãos. “A equipe da Gazeta Informativa, com essa atitude, resgatou valores históricos e também o estímulo a leitura. Sabe-se que o jornal é, de longa data, um dos principais meios de comunicação, e que mesmo na era das redes sociais não perdeu a sua importância, sempre despertando a criatividade do seu leitor a cada reportagem lida”, enfatiza.

Rita também comenta que tornar essa prática acessível às crianças do Lar São Mateus foi bastante positiva, e reforçou o hábito da leitura, atividade que já faz parte através da oficina de Literatura oferecida pela entidade.

Fortificando o pensamento dos adultos do futuro, o projeto Leque não considera apenas esse público fundamental para o desenvolvimento social. “Todos nós estamos propícios a evolução. Lendo e conhecendo cada vez mais sobre as peculiaridades do nosso município e as informações que englobam nossa região, nossa mente ficará mais aberta para a compreensão do nosso presente. Sem falar que tudo isso ajudará nos pensamentos inovadores para o futuro”, enfatiza a jornalista.

A Gazeta Informativa está com você muito além desse contato fixo com o jornal impresso. Ela se faz presente na história que foi contada, nas fotos que foram registradas e principalmente, no conhecimento que você adquire lendo as notícias e reportagens elaboradas com todo carinho.

Muitas ações estão sendo planejadas para aproximar a Gazeta Informativa de instituições, entidades, eventos, mobilizações e as diversas atividades que acontecem no decorrer dos dias em nossa região. “Isso é o mais legal do Leque: não ter a necessidade de um dia e um local específico. Abrangeremos todos os tipos de lugares e pessoas”, afirma Thaís.

Independente de como surge um leitor, o importante é que o crescimento no interesse pela leitura exista. Influenciados por diversos motivos ou lendo por conta própria, uma pessoa que lê sempre tem a ganhar.

Lembra daquela pergunta no começo do texto sobre estar perto de algo que você gosta? É exatamente esse sentimento que a Gazeta Informativa busca aflorar em seu público de leitores. Estar junto e principalmente, gostar desse contato com a leitura de um jornal proporcionará que nosso ambiente se torne ainda mais humanizado. Se você é membro de alguma instituição, local privado ou quer conhecer ainda mais sobre o projeto Leque, entre em contato conosco. Mandê-nos uma mensagem e agende uma conversa com a equipe da Gazeta Informativa. Nossa sede está localizada na Rua Ivan Ulbrich, 1535, Vila Prohmann, São Mateus do Sul. Telefones para contato: (42) 3532-5424 ou 98884-0087. E-mail: contato@gazetainformativa.com.br

 

CHARGE:

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: