(Fotos: Divulgação)

Uma iniciativa de um pequeno grupo de mulheres que estão lutando por direitos e atendimentos humanizados durante o período de gravidez e também na hora do parto. É o Grupo de Apoio às Gestantes e Puérperas de São Mateus do Sul, que funcionará como apoio para que as gestantes, principalmente as que estão passando pela primeira gravidez, tirarem suas dúvidas e também relatar como está sendo conduzido seu pré-natal e a programação do seu parto.

Nesse momento tão especial, que é o período da gestação, a mulher está motivada e preocupada com seu bebê, sempre buscando os melhores cuidados para assegurar o nascimento da forma mais natural e saudável possível. Isso motivou a criação do grupo para orientar, dar informações e ajudar as gestantes. Estas informações e orientações são realizadas por profissionais ou baseadas em estudos científicos.

O grupo não terá reuniões ou encontros presenciais, devido a pandemia e também por não ter iniciativa de lutar por direitos, mas sim para repassar as informações e conquistas que as participantes conseguem no WhatsApp. O grupo foi formado recentemente e conta com 32 participantes, entre elas, gestantes e profissionais, e a ideia das criadoras é poder chegar ao maior número possível de gestantes de São Mateus do Sul. Pois assim, com informações, amparo mútuo e conhecendo os deveres e direitos, este momento tão especial deverá ter uma passagem muito mais tranquila para as mamães e todos os familiares. O grupo também poderá contar com a participação das puérperas, que são consideradas até 45 dias após o parto, encontrando orientações de amamentação e outras informações importantes para os recém-nascidos.

A criação desse grupo ocorreu através das idealizadoras que há algum tempo moveram forças para mudar determinados atendimentos obstétricos que ocorrem na hora do parto. E a ideia é levar a todas as gestantes essas modificações para que não fiquem restritas a apenas algumas, para que se tornem atendimentos corriqueiros.

Segundo as idealizadoras do grupo, a ideia nasceu em São Mateus do Sul, não tendo conhecimento de outros grupos semelhantes em outras cidades até o momento. Não sendo essa a ideia, mas quem sabe o grupo se torne um exemplo a ser repetido em outras cidades. Além das gestantes e puérperas, também conta com a participação de vários profissionais, como enfermeiras, advogadas, psicólogas e também a secretária de Saúde Marly Perrelli e prefeita Fernanda Sardanha, ambas incentivadoras de iniciativas como essa. Além dos profissionais de saúde, o grupo será formado apenas por mulheres, por tratarem de diversos assuntos, inclusive aqueles mais íntimos, pois as gestantes poderiam não se sentir à vontade com a participação de homens que não sejam profissionais da saúde. Isso incentiva a criação de grupo de futuros papais, também para trocas de informações para que possam participar ativamente desse momento e da criação dos filhos.

O grupo tem mantido um contato muito próximo com a direção do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes, com várias reuniões já realizadas e sendo muito bem recebido pela diretoria técnica que pretende, junto do grupo, realizar cada vez mais melhorias no setor obstétrico do hospital. Uma das modificações que já ocorreram no hospital foi um curso de humanização para os funcionários do hospital. Também a parceria para difundir mais o Projeto Aconchego que era oferecido pelo hospital, mas foi interrompido devido à pandemia. A Secretaria de Saúde também apresentou o projeto “Mãe São-mateuense” que está sendo formulado e que dará um atendimento especial às gestantes com cursos, palestras em local apropriado e todo atendimento diferenciado.

Segundo a direção do grupo, neste primeiro momento não serão oferecidas palestras e outras orientações presenciais, devido à pandemia que inibe as reuniões, e também porque, em breve, será oferecido pelo hospital e município, segundo as conversas já realizadas.

Para quem quer participar do grupo ele pode ser acessado pelo link: https://chat.whatsapp.com/EkhLfHYPPCFBiliCsYeA7U. Lembrando que o grupo é restrito a gestantes e puérperas.

Contatos:

Paula Sieben: (42) 98824-1676
Mariana Bugay: (42) 98891-7184
Bruna Helen: (42) 98831-6455

Hugo Lopes Júnior
Últimos posts por Hugo Lopes Júnior (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Em 2019, São Mateus do Sul atraiu investimentos e deu início a importantes obras
Prefeitura Municipal executa obras na Vila Palmeirinha
Obras de pavimentação nas Ruas Antônio Bizinelli e Pedro Turek são iniciadas nos últimos dias