Educação e Cultura

Gincana promove aprendizado e cidadania entre alunos do Colégio Sema

Colégio Sema de São Mateus do Sul, inovou este ano ao integrar uma gincana e uma caça ao tesouro às suas atividades. Por meio das ações extracurriculares, busca-se promover a cidadania, além de desenvolver nos alunos habilidades como espírito de equipe, liderança e disciplina.

Organizada pela Confraria Beta, que há mais de dez anos promove atividades semelhantes no município, a gincana do Colégio Sema terá diversas provas ao longo do ano, sempre abordando o tema cidadania.

A ideia surgiu dos quatro integrantes da Confraria, Adani Gralak Trzaskos, Marcos Trzaskos, Erasto Gaertner e Francieli Pacheco Albin, que também têm filhos estudando na escola. Para a elaboração das provas e definição do formato da gincana, os quatro contaram com apoio da coordenação do Colégio. “O trabalho integrado permitiu aliar a nossa experiência com educação à tradição da Confraria Beta na elaboração e organização de desafios semelhantes”, destaca Adriana Borges, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do Sema.

O desafio foi lançado no dia 12 de março e tem previsão de encerramento em novembro. Os participantes são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que foram divididos em quatro equipes integradas também por professores.

Uma das primeiras atividades foi a venda da rifa de uma cesta de páscoa, doada por funcionários da escola. O valor arrecadado nesta prova será revertido em melhorias para a ala pediátrica do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes.

Um mês após a divulgação das tarefas iniciais, o comprometimento e envolvimento de alunos e professores já surpreende. “As equipes são lideradas pelos próprios alunos e estão bastante mobilizadas, com muita animação, mas de forma organizada, de modo a não atrapalhar as aulas”, destaca Adriana.

Por Assessoria de Comunicação/Colégio Sema

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
5ª reportagem da série “O Desabafo do Professor”
Familiares dormem em fila para garantir vaga no Colégio São Mateus
25º Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas é sediado em Antonio Olinto

Deixe seu comentário

*