O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior assinou na última terça-feira (3), um decreto regulamentando o toque de recolher das 23h às 5h em todo o nosso estado. (Foto: AEN-PR)

Na última terça-feira, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, decretou toque de recolher em todo o estado. A medida deverá ser cumprida entre as 23h e 5h, sendo válida desde a última quarta-feira (2). A ação terá duração de 15 dias, podendo ser prorrogada de acordo com o contexto de saúde pública vivido pelos paranaenses e tem o objetivo de conter a alta de casos vivida pelo estado nos últimos dias.

Desde o início da pandemia e do período de isolamento social, em março deste ano, foi a primeira vez que o Governo do Paraná anunciou o toque de recolher. De acordo com informações divulgadas pela assessoria do estado, a Polícia Militar (PM) irá intensificar a fiscalização nas ruas, trabalhando conjuntamente com as guardas municipais, para que as medidas de restrição sejam fielmente cumpridas pela população.

Serviços essenciais continuam

No que se refere às categorias que compõem os serviços essenciais, que se constituem como linha de frente no enfrentamento e na vivência da pandemia, a operação será mantida nos mesmos moldes atuais. A decisão do governo foi tomada tendo em vista o fato do número de infectados em novembro ter sido 93% maior em relação ao mês anterior, de acordo com dados divulgados pela Sesa (Secretária de Estado da Saúde do Paraná).

Nos últimos dias, o município de São Mateus do Sul tem vivido um aumento nas confirmações de casos de Covid-19, fazendo com que a adoção das medidas de proteção ainda seja bastante necessária.

O secretário da Saúde, Beto Preto, comentou sobre a situação. “É necessário que possamos interromper em alguns momentos a circulação de pessoas. Há hipótese até de fechamento de praças, parques, diminuição de festejos de natal e ano novo por parte dos entes públicos”, disse ele. De acordo com um boletim divulgado pela Sesa, o Paraná chegou a triste marca de 282.645 casos confirmados de coronavírus e 6.160 mortes registradas pela doença;

Alta ocupação hospitalar no estado

A taxa de ocupação dos leitos hospitalares da rede pública de saúde, exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 é de 84% dos 1.036 leitos de UTI adulta, 68% dos 1.462 leitos de enfermaria adulta, 50% dos 22 leitos de UTI pediátrica e 50% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica no estado do Paraná.

A unidade sentinela localizada em anexo ao Pronto Socorro Municipal, foi criada com o objetivo de oferecer um tratamento individualizado e mais seguro aos pacientes suspeitos de Covid-19, e também aos profissionais da área da saúde que estão na linha de frente. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

Na capital Curitiba, a ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) era de 92%, até o fechamento desta edição. Ao todo, restam apenas 28 leitos livres destinados a adultos na cidade. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a taxa geral de ocupação dos leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) é de 91% até o fechamento desta edição.

Covid-19 em São Mateus do Sul

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na última quarta-feira (2), o município possui hoje, 58 casos ativos de coronavírus. São 255 casos em monitoramento (cumprindo o isolamento domiciliar), 85 casos em investigação (aguardando o resultado do exame), 851 casos confirmados (rede SUS e privados), 786 casos recuperados e 3716 casos descartados. A cidade de São Mateus do Sul já totaliza 7 mortes ocasionadas pela Covid-19.

Faça a sua parte! O coronavírus ainda é uma triste realidade que incide diretamente sobre nossas vidas, o bem mais precioso. O isolamento social, o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento adequado são medidas preciosas nesta luta dura, que está fazendo a sociedade se reinventar ao longo de todo o planeta. Nos últimos dias nossa cidade também está passando por um aumento acelerado de casos, cabe a todos nós a proteção e o resguardo!

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Dia do Campo Limpo é realizado na escola municipal do Pontilhão
Governo do Paraná abre concurso com salários de até R$ 6,6 mil
Paraná monitora caso das sementes clandestinas