O retorno das atividades presenciais no estado do Paraná, deverá ser acompanhado pelo cumprimento com rigidez dos protocolos em saúde pública. (Foto: Agência Estadual de Notícias)

O Governo do Paraná anunciou no último dia 9, a retomada da grade de atividades extracurriculares na rede estadual de Educação, a ser realizada a partir da próxima segunda-feira (19). A medida também irá se estender para as escolas municipais e privadas, para as turmas da classe Infantil (a partir de 5 anos de idade), Ensino Fundamental I e II, além do Ensino Médio. No entanto, as aulas curriculares presenciais permanecem suspensas.

De acordo com as secretarias estaduais da Saúde, da Educação e do Esporte, a decisão considera alguns aspectos do contexto da Covid-19 no Paraná, como a redução do risco epidemiológico, a queda no contágio, a redução nos números de mortes e na taxa de ocupação dos leitos em hospitais. A proposta principal, é oferecer reforço escolar e nivelamento, além de atividades de educação física, idiomas e artes, seguindo rigidamente os protocolos de segurança em saúde.

Estudos prévios

O Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, comentou sobre a situação. “Temos um grupo de trabalho que está estudando a maneira de voltar a abrir as escolas, prioritariamente naquelas cidades em que a circulação do vírus já está mais baixa. Se caso o professor, a diretoria, o aluno ou os pais entenderem que a criança precisa de reforço, a escola estará à disposição para dar essa atenção”, afirmou ele.

Adesão facultativa

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, também refletiu sobre o retorno às atividades presenciais. “O retorno será facultativo à adesão das famílias, devendo os pais ou responsáveis autorizar a presença dos filhos nas atividades extracurriculares. Com base nisto, será definida a logística de reabertura, tanto para as escolas estaduais e municipais, quanto para as privadas”, evidenciou o secretário.

Além das atividades extracurriculares na educação pública estadual, estão avançando as discussões para viabilizar o retorno das atividades escolares também nos institutos municipais e privados de ensino.

O Colégio Estadual Duque de Caxias está localizado na região central da cidade, atendendo diversos alunos que residem tanto no quadro urbano, quanto na zona rural do município de São Mateus do Sul. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

Por enquanto, a rotina na rede estadual de ensino, permanece vinculada ao sistema Aula Paraná, que atualmente atende cerca de 1 milhão de alunos. “Manteremos as aulas, com atividades escolares, meetings entre os professores e alunos, e todas as atividades que continuam no Aula Paraná”, disse Renato Feder.

Quais atividades são possíveis?

São consideradas atividades extracurriculares, recurso escolar e nivelamento: aprofundamento do aprendizado, atendimento educacional especializado, atendimento pedagógico individualizado, cursos de idiomas, experimentação e iniciação científica, cultura, arte, esporte, lazer, tecnologias da informação, mídias, meio ambiente, entre outras atividades direcionadas ao melhor aproveitamento do ambiente escolar por parte dos alunos.

Regras gerais

De acordo com orientações da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, a retomada das atividades deverá ocorrer de maneira segura. Constam no relatório, orientações sobre o monitoramento da temperatura corporal na entrada das escolas, a higienização frequente dos espaços de aula, o distanciamento físico mínimo entre indivíduos e o escalonamento do corpo docente para o ensino presencial, entre outros pontos.

O uso de máscaras em todos os espaços das escolas, será obrigatório. Haverá álcool em gel nas salas abertas aos alunos, salas de professores e em espaço de uso comum. “Tenho sido enfático que só poderemos retornar com as aulas presenciais, mediante queda sustentada nos casos de Covid-19 no Paraná. Quem vai dizer se podemos retornar ou não, é o comportamento da pandemia”, enfatizou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Passeata marca início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em São Mateus do Sul
Alunos da Escola Olívio Wolff do Amaral ganham livros no Dia das Crianças
Colégio Estadual São Mateus inaugura quadra exclusiva de pebolim humano