Muito material foi arrecadado na Feira do Produtor. (Fotos: Alana Pietrala Chincoviaki/Gazeta Informativa)

A ação realizada pelo curso Técnico em Meio Ambiente Colégio São Mateus, referente a Semana do Meio Ambiente, contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e também do Rotary Club São Mateus do Sul. Muito além do recebimento de material eletrônico descartado, também foram plantadas diversas mudas de árvores frutíferas.

A coleta iniciou no dia 31 de maio no estacionamento do Colégio São Mateus, onde caçambas de entulhos estavam disponíveis para receber qualquer material eletroeletrônico para redirecionar para a reciclagem por empresas especializadas em desmontar e aproveitar este tipo de material, que nunca deve ser descartado na natureza. A coleta no colégio foi até o dia 4 de junho e no sábado, dia 5, a ação foi finalizada junto a Feira do Produtor, onde outra caçamba ficou a disposição para quem quisesse fazer o descarte de materiais que estavam em casa, sendo que cada material lixo entregue, a pessoa ganhava uma muda de árvore frutífera. Tinham à disposição as mudas de Araticum (Fruta do Conde), Araçá e Pitanga para escolha e foram várias mudas entregues em troca de televisores, monitores, impressoras, aparelhos de som, telefones e até aparelhos de ar-condicionado.

Grande volume de material eletrônico reciclável.

A entrega de equipamentos para descarte foi muito grande. (Fotos: Claudia Niziol)

Na ação, durante a semana foram plantadas diversas mudas frutíferas na Praça 08 de março, mais conhecida como Parque do Ginásio Polacão, sob orientação da Secretaria de Meio Ambiente. Assim, além de aumentar o número de árvores, completa a reforma pela qual o local está passando, que ainda terá mais árvores apropriadas a serem plantadas, harmonizando todo o conjunto urbanístico do local.

Todo o material arrecadado seguiu para empresas responsáveis por fazer a reciclagem destes, fazendo o devido reaproveitamento e destinação final dos diversos produtos envolvidos nessa ação. Foram mais de 5 toneladas de lixo eletrônico arrecadados durante essa a Semana do Meio Ambiente, que sem essa iniciativa poderiam ter um destino inadequado.

Na Feira do Produtor houve troca de lixo eletrônico por mudas frutíferas.

Ações como essa procuram não apenas realizar a arrecadação dos materiais para a reciclagem, mas principalmente despertar nos cidadãos a consciência da necessidade de se preservar o nosso meio ambiente, com diversas ações no dia a dia, como separar materiais, papel, plástico, metais, vidros, entre outros para a reciclagem para que tenham o destino correto, como são os casos de baterias, pilhas, lâmpadas, pneus. Muitos desses materiais já possuem o sistema reverso de arrecadação, ou seja, precisam arrecadar e dar destino correto às embalagens e aos produtos descartados, mas infelizmente muitas empresas não a colocam em prática.

As equipes do Colégio São Mateus, da Secretaria de Meio Ambiente e do Rotary Club São Mateus do Sul, envolvidas nessa ação, deixam um agradecimento público para a população que participou desse descarte consciente realizado nesta semana, dando um grande exemplo de cidadania, participação e amor ao meio ambiente.

Hugo Lopes Júnior
Últimos posts por Hugo Lopes Júnior (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
SIX: Petrobras divulga teasers para venda de ativos em refino e logística no país
II Samas Bier terá pré-evento neste sábado (16)
Vamos fazer o bem?