Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Grupo Amantes da Leitura organiza primeiro Café Literário com o tema Frida Kahlo

(Imagem Ilustrativa)

Organizando o Café Literário pela primeira vez, o grupo independente Amantes da Leitura contará com uma edição repleta de histórias e interação mútua entre todos os participantes. O evento acontecerá no sábado (28), nas dependências do Hotel São Mateus, às 14h.

O tema dessa primeira edição é a vida e trajetória de Frida Kahlo, notável artista mexicana de grande importância para a cultura e explanação da arte feminina. “Sempre tivemos a ideia de fazer um evento como esse, mas o que faltava era a oportunidade. Esse ano coloquei a ideia para os membros do grupo e ela foi bem aceita”, afirma Silvana Bernardi, uma das responsáveis pelo Amantes da Leitura.

Silvana informa que durante o Café Literário será explanado sobre a vida, as pinturas e as frases marcantes de Frida Kahlo, e após essas atividades, acontecerá um bate papo dinâmico com Marly Perrelli e Jamily Pinheiro, membros do grupo Amantes da Leitura. Em seguida, será servido um “Coffee Brake” para os participantes.

“Frida Kahlo é um ícone feminino. Ela trouxe através das artes algo que até então não era abordado pelos pintores: as questões íntimas femininas. Isso a tornou uma mulher revolucionária. A figura da mulher forte, decidida e a frente do seu tempo serve de inspiração para a vida de muitas mulheres atualmente. Por isso ela será o tema do nosso primeiro Café Literário”, enfatiza Silvana.

A organização está acontecendo da melhor forma possível. O grupo informa que haverá decoração, lembrancinhas, vídeos, exposições de fotos e alguns membros irão caracterizados de Frida para envolver ainda mais a temática. “Tudo está sendo feito com muito amor e carinho. É muito bom estudar e tratar de um assunto tão envolvente, e ter um apoio forte dos membros do grupo”, diz Silvana.

Pela questão de espaço, as vagas são limitadas e o número de participantes já foi fechado. Uma das principais motivações para a realização do evento é que o público não abrange apenas mulheres, mas sim homens e jovens de diversas idades. “Estamos com planos de realizar mais eventos como esse para que mais pessoas possam participar”, afirma o grupo.

Quem foi Frida Kahlo?

Além de sua representatividade no mundo da arte no século XX, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, ou Frida Kahlo, também foi fundamental no papel político e cultural no México. Sendo uma mulher guerreira, ela batalhou tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, onde passou por diversos problemas de saúde. Todas as suas obras refletem essa realidade conturbada, em que além dos quadros pintados por ela, Frida deixou um diário contanto todas as suas alegrias e frustrações. Dessa forma, Frida é um dos principais nomes do reconhecimento da mulher no mundo da arte. Frida faleceu no dia 13 de julho de 1954.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: