Especial

Grupo Conviver da terceira idade empossa nova diretoria

Na imagem, membros da nova gestão do Grupo Convier, que ficarão até 2020 responsáveis pelas atividades e dinâmicas da melhor idade. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

A tarde de terça-feira (31/07), foi festiva para todos os membros do Grupo Conviver, que busca a interação entre os membros da melhor idade com atividades dinâmicas. Na tarde regada a boa música, quitutes e realizações de jogos, os presentes puderam acompanhar a posse da nova diretoria, que atuará até 2020.

A chapa contém os seguintes responsáveis: Presidente – Sérgio da Silveira; Vice-presidente – José Lenchinski; Primeiro Secretário – Valpírio Farias; Segunda Secretária – Vera Maria Pacheco de Lara; Primeira Tesoureira – Leny Bieda Griten; Segunda Tesoureira – Elizia Ribeiro Brasil; e Membros do Conselho Consultivo e Fiscal – Cinira R. Zana, José A. Griten, Edmundo G. Gelinski, João Bernardo Novak, Rose Levandoski Ponchek, Terezinha Inês Lenchinski e Silvina Malinski Kuskoski.

De acordo com Sérgio da Silveira, o plano para esse gestão é continuar com as atividades do grupo. “Realizamos muitas viagens e planejamos prosseguir com isso pois o pessoal gosta bastante”, diz. Silveira explica que é cobrado um valor simbólico mensalmente de todos os participantes do Grupo Conviver, que ajuda em algumas despesas.

“É notável a diferença que o Grupo da terceira idade faz na vida das pessoas. Muitas vezes o pessoal chega tímido, mas depois de alguns encontros já acaba se soltando e isso dá um novo propósito para a vida”, comenta o Presidente. O Grupo Conviver tem encontro marcado toda última terça-feira do mês no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Mateus.

Um dos objetivos da terceira idade é o contato social e a integração dos membros em diversas atividades.

Atividades de lazer e a mudança na rotina

Depois de anos de muito trabalho e cuidados com a família, chega a hora de diminuir o ritmo. Com os filhos criados e a aposentadoria, o idoso ganha mais tempo livre no dia a dia. O lazer na terceira idade vem como uma forma de aproveitar o horário disponível, com atividades sem qualquer fim lucrativo ou obrigações sociais, domésticas e familiares.

Com a participação mais efetiva do idosos em diferentes grupos sociais, valoriza-se cada vez mais a sua memória e vivência. O contato social e as atividades físicas que integram as diversas opções de lazer influenciam a saúde física e psicológica. A imunidade melhora, o corpo fica mais forte, equilibrado e flexível, e o cérebro ganha um metabolismo mais rápido.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Baile elege Rainha e Princesas da Imigração Polonesa
Todos pelo Rafael Novaki: campanha solidária busca apoio à família de triunfenses
Feira: um pouco do interior na cidade