Geral

Grupo de jovens participa de retiro no Rio Grande do Sul

O grupo de Jovens Unidos em Cristo (JUC) participou nos dias 9 e 10 de setembro, de um retiro espiritual na cidade de Tapejara, no Rio Grande do Sul. (Foto: JUC/Acervo Pessoal)

Mais de 350 jovens, dentre 50 são-mateuenses reuniram-se, nos dias 9 e 10 de setembro, na cidade de Tapejara, no Rio Grande do Sul, para participarem de um retiro espiritual, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, pertencente à arquidiocese de Passo Fundo (RS).

O retiro é uma atividade espiritual que se baseia em palestras, orações, dinâmicas, adoração ao santíssimo e participações em missas, o evento portou o tema: “Se me amas, vem e segue-me”, popularmente conhecido como SAVES, que teve sua primeira edição na referida cidade dos pampas gaúchos.
De acordo com o presidente do grupo Jovens Unidos em Cristo (JUC) Douglas Lara, “o principal objetivo desta peregrinação à quilômetros de São Mateus do Sul foi, além de propiciar aos nossos jovens uma real oportunidade de respirar novos ares de evangelização, foi poder conhecer novos amigos e colaborar para sua reflexão espiritual”.

Os jovens são-mateuenses foram recepcionados pela comunidade tapejarense com muito carinho, garantem os membros do grupo, que foram divididos em duplas para pernoitarem na residência de 25 famílias daquela cidade, “temos de agradecer imensamente o acolhimento nas casas das família e além, o acolhimento da cidade inteira, pois a experiência pastoral foi inexplicável”, salienta Douglas que conclui, “agradecemos o padre Wilton Bento, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde quem nos fez o convite para participar e colaborar com este retiro que com certeza ficará marcado na vida de todos os jovens que participaram desta peregrinação de fé”.

O que é um Retiro Espiritual?

O Retiro Espiritual é uma atividade que proporciona aos participantes tempo para olhar os principais pontos da vida, o que está bem, o que está mal e como melhorar. Retiros podem ter diversos formatos e durações. Um formato comum tem dois dias de duração (final de semana) e é realizado em uma casa de retiro, um local que permite contato com a natureza e tranquilidade. São ministradas palestras por sacerdotes e leigos, tendo atividades como Santa Missa, Terço e Via Sacra, entre outras práticas de piedade. Há também intervalos de tempo sem nenhuma atividade para cada pessoa pensar sobre sua vida. Além disso, quem desejar pode conversar com um padre.

Para isso, você conta com um clima de serenidade, de paz, de silêncio, que lhe permitirá sair do “corre-corre” diário para entrar nas questões mais profundas da existência, da felicidade, do que motiva a viver cada dia, o seu projeto de vida, os seus sonhos, a sua amizade com Deus.

Para que serve um Retiro?

Aprofunda o conhecimento da nossa personalidade, descobrindo os nossos talentos, buscando o sentido da nossa vida;
Para ver o que precisamos fazer para melhorarmos, para sermos mais felizes. Nunca é tarde para recomeçar;
Lida de forma harmoniosa com todos os nossos sonhos e projetos. Ajuda-nos a decidir e empreender de forma consciente o que vemos que de fato é o melhor para nós;
Entende os acontecimentos e as circunstâncias da nossa vida, e faz uma leitura objetiva desses eventos com a ótica de Deus;
Melhora o relacionamento com as pessoas que Deus coloca à nossa volta, a fim de vivermos mais intensamente o centro do cristianismo: a caridade;
Para entender as nossas reações interiores que muitas vezes não acabamos de entender: as nossas alegrias, tristezas, angústias, esperanças;
Em resumo, é um percorrer, na presença de Deus, os diversos âmbitos da nossa vida: família, trabalho, amizades e relacionamentos cristãos.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Exposição na Casa da Memória relembra casamentos de são-mateuenses do século XX
PIB do Paraná aumentou 2,3% no primeiro trimestre de 2020
Beneficiário descumpre regra de programa habitacional e casa é entregue a suplente