Religiosidade

Grupo de jovens são-mateuense viaja pela primeira vez ao Santuário da Padroeira do Brasil

O grupo JUC viajou mais de 700 km para conhecer o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e a comunidade de Canção Nova, no estado de São Paulo. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Movidos pela busca por novas realizações e conhecimento, o grupo dos Jovens Unidos em Cristo (JUC), de São Mateus do Sul, pela primeira vez ao longo de seus quase 11 anos de atuação, percorreu junto de seus membros um longo trajeto para conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. O lugar frequentado por muitos fiéis está localizado no município de Aparecida, pouco mais de 180 km da capital paulista.

46 jovens partiram na sexta-feira (27/04), da Terra do Mate, para percorrer mais de 700 km, distância que separa as duas cidades e que para os membros não foi motivo de nenhuma dificuldade, devido ao ânimo que os contagiou durante todo o trecho de ida e volta. A equipe da Gazeta Informativa embarcou nessa viagem e pôde acompanhar o quão especial foi a viagem.

Segundo Douglas Lara, a ideia de promover a viagem à Aparecida fomentava o grupo há anos e a cada momento, a vontade de conhecer a terra da Padroeira do país só aguçava ainda mais suas expectativas. Após enfrentar muitas viagens e várias experiências com o passar dos anos, o grupo estipulou que 2018 seria o ano que somariam mais essa emoção às páginas de sua história.

Após 12 horas de viagem, somente de ida, os jovens chegaram na manhã do sábado (28/04), à terra da padroeira e iniciaram o dia com a participação no altar principal, da missa especial que foi transmitida pela Rede Aparecida para todo o território nacional e onde foram saudados pelos celebrantes, diante milhares de fiéis que estavam presentes, oriundos de todos os locais do Brasil. Marcados pela camisa verde, os jovens eram facilmente identificados e lembrados durante a celebração voltada a sua presença.

Um dia cheio de passeios e que segundo os membros, foi pouco para conhecer todo o Santuário que é repleto de atrações. “Cada passo lá dentro foi cheio de emoção e espiritualidade. Estar num local que diariamente o país inteiro vem visitar, de todos os lugares, de fato é muito especial e como jovem da minha cidade me sinto honrado e de certa forma renovado”, afirma Lucas Grunek, membro do JUC.

Em meio a passeios, conversas e muito conhecimento, os jovens encerraram o dia partindo da basílica, para a comunidade de Canção Nova, um dos maiores sistemas de comunicação social para a evangelização católica no mundo, localizada no município de Cachoeira Paulista, a cerca de 40 km da catedral.

Em Canção Nova, os membros do JUC conheceram toda a estrutura do local que é destinado, principalmente, às ações juvenis católicas que estão presentes em todo o território nacional, e desde 1978 vem propagando às atividades de fé e dignidade cristã pelo mundo.

Os jovens conheceram parte da estrutura do espaço, uma área aproximada de 372 mil m², e ainda no sábado (28/04), assistiram à apresentação de jovens paulistas, sobre a história de criação do movimento no Brasil e suas perspectivas ao longo dos anos.

“Ouvir a palavra, trocar experiências e abrir o coração para o novo é primordial para nosso crescimento pessoal e espiritual, pois a cada momento como esse, nos reinventamos e além de fortalecer nossos laços com a fé, revivemos e repensamos nossas ações”, comenta Lara que esteve à frente das dezenas de jovens são-mateuenses nessa experiência.

Ainda segundo Lara, o grupo organizou e se mobilizou com a venda de uma ação entre amigos e a realização de uma feijoada, a fim de arcar com as despesas da viagem. O grupo também pôde contar com a colaboração da comunidade que a fez sua parte, ajudando com a doação de ingredientes e a compra das cartelas dos membros do JUC. “A cada colaborador, nosso muito obrigado. Aos pais, obrigado pela confiança e crédito postos ao grupo”, completa Douglas.

Alexandre Müller
Alexandre Müller

Últimos posts por Alexandre Müller (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Por conta de reforma, celebrações na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acontecem no Salão Paroquial
Carnaval Cristão é cancelado
Teatro campal da Paixão de Cristo será realizado na Colônia Iguaçu sexta-feira (19)

Os comentários estão fechados