A última atividade presencial do JUC foi realizada em fevereiro, a partir de onde o contato se tornou virtual.
(Fotos: Jovens Unidos em Cristo)

A prática religiosa é um dos importantes aspectos que sustenta a sociedade, ao longo dos milhares de anos do processo civilizatório. A religião católica está inserida nesse contexto, representando as ideias e ensinamentos de seu maior profeta, Jesus Cristo, que morreu em detrimento de seu povo. Esse conjunto de práticas foi transmitido culturalmente e, nos dias atuais, a Igreja Católica observa o importante florescimento de suas camadas mais jovens, carregando a mensagem de amor idealizada há 2020 anos atrás.

A criação do JUC

O grupo Jovens Unidos em Cristo (JUC) se originou através da movimentação de alguns jovens, que residiam na Vila Amaral, no ano de 2007. O objetivo inicial era a nobre missão de colaborar com a comunidade, em atividades desenvolvidas na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, localizada no bairro. Leandro Prohmann, Jaine Prohmann, Guilherme Prohmann, Victor Silveira, Vinicius Silveira, Thays Silveira e Thiago Silveira deram os primeiros passos, do grupo que mudou a vida de centenas de crianças e adolescentes em nossa cidade.

Formalizando as atividades

A consolidação das ideias daquelas jovens que buscavam exercer papel comunitário, tudo através da fé cristã, se deu no dia 17 de junho de 2007. Um círculo de pais e membros da Capela Nossa Senhora dos Navegantes tomou a iniciativa, ativando a Pastoral da Juventude na comunidade católica da Vila Amaral. Assim nasceu o grupo, que se reunia semanalmente aos domingos após a missa, sendo chamado de JUC a partir do segundo encontro.

Desde 2009, o conjunto de jovens é presidido por Douglas Lara, que iniciou sua caminhada junto ao JUC a convite dos precursores. Ele comentou sobre a consciência cidadã, profissional e ética desenvolvida em sintonia com os participantes da empreitada pela fé cristã. “Tive o prazer de ver ao longo desse tempo, a passagem de mais de 3 mil jovens pelo nosso grupo. Eles desempenharam uma série de atividades ininterruptas, com muitos retiros, viagens, atividades sociais e religiosas. Isso fortalece o protagonismo juvenil na Igreja Católica”, destacou ele.

O papel da juventude

Douglas também ressaltou a importância da coletividade juvenil, atuando e rejuvenescendo a chama da fé católica. “Só tenho a agradecer a todos os jovens e pessoas que ajudaram o JUC a construir essa história, seria impossível essas realizações sem a ação coletiva. Trabalhar com os jovens representa o presente da Igreja e também o futuro, pois irão desenvolver futuramente as demais pastorais na vida adulta, fortalecendo a missão que Jesus Cristo nos indicou”, explicou o presidente do JUC.

A evangelização como objetivo

O grupo é formalizado em termos legais de estatuto, atas e diretoria, tendo como principais objetivos a evangelização e a promoção da fé dos jovens católicos, abrangendo toda a comunidade da cidade. Esses adolescentes são arrebanhados para o caminho de Deus, promovendo vínculos de solidariedade e cooperação comunitária. O grupo se tornou, desde 2012, parte da paróquia da Igreja Matriz. O convite foi realizado na época pelo Padre Silvano Surmacz, ganhando uma sala própria no terceiro andar do Salão Paroquial, utilizada até os dias atuais.

Atividades em meio à quarentena

As celebrações do 13º aniversário do JUC aconteceram de maneira virtual, em função da situação vivida por toda a humanidade. A última atividade presencial ocorreu em fevereiro. Cerca de 50 jovens, já crismados (critério para participação no grupo), fazem parte do grupo da juventude cristã, disposta a semear as mensagens de amor pregadas por Jesus Cristo. Destacam-se algumas atividades tradicionalmente desenvolvidas, que não irão acontecer em 2020, como a encenação da Paixão de Cristo, a apresentação da quadrilha JUC e as participações comunitárias em várias festas e eventos beneficentes e solidários. A mensagem de amor pregada pela fé católica continua viva através da juventude cristã.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Fiéis da igreja Assembleia de Deus se unem para revitalizar ruas da Vila Americana
Encontro Ousados traz novidades para 2020!
Teatro campal da Paixão de Cristo será realizado na Colônia Iguaçu sexta-feira (19)