Levante sua marca

Grupo Karolinka: a construção da memória institucional

Por vezes, percebemos o tempo em um ritmo tão acelerado que nos deparamos com um dilema: é mais importante nos prepararmos para o futuro ou precisamos, antes, aprender com o passado? Retomar nossas experiências vividas é uma forma de planejar o futuro. Quando precisamos tomar decisões ou buscar referências, olhamos para o passado em busca de instituições que estão próximas a nós desde sempre – e isso tem um valor sentimental. Encontramos respostas nas nossas famílias, nas nossas comunidades, em resumo, na nossa cultura.

Na última terça-feira, dia 17, o Grupo Folclórico Polonês Karolinka realizou o lançamento do livro “Os caminhos da tradição”. A produção demandou seis meses de pesquisa, resgate de documentos e coleta de histórias relacionadas ao grupo, fundado em 1992. Nada mais importante para uma instituição – seja uma empresa, uma comunidade ou uma família – do que poder contar sua história, se orgulhar e aprender com ela.

O resgate da memória é um fator relevante para as organizações. Não é apenas um registro: envolve objetivos, justificativas, cronogramas e um planejamento adequado e contínuo. Neste trabalho em conjunto, a Levante Fotografia e Comunicação foi responsável por encontrar nas experiências individuais as histórias que representassem os valores do Karolinka. Ao grupo, coube perceber que os valores e as conquistas eram até maiores do que inicialmente projetado. Em 25 anos, o grupo folclórico se consolidou como um elemento formador da identidade são-mateuense.

“Os caminhos da tradição” é um produto de memória institucional, que tem o papel de construir um futuro, por meio do passado e da atualidade. Quem fizer sua leitura, perceberá um pouco da cultura da organização e do fortalecimento que proporciona na identidade do povo polaco.

Faz parte das estratégias de comunicação e de marketing de qualquer empresa valorizar o senso de pertencimento a um objetivo, uma causa ou uma organização. Isto é essencial para construir relacionamentos sólidos com os públicos de interesse de sua empresa. Mais ainda nos dias atuais, em que percebemos a perda de confiança dos cidadãos na credibilidade das empresas, do Estado e de outras instituições consagradas.

 

Eduardo Covalesky

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Identifique-nos. Esta é a nossa marca!
Casos de sucesso na arte de contar histórias
Como conquistar o cliente: Inbound e Outbound Marketing