A participação do grupo no concurso é um sonho para todos os membros do Karolinka. (Foto: Acervo Karolinka)

O grupo Karolinka de São Mateus do Sul é reconhecido no Brasil pelo trabalho exercido em prol da cultura polonesa através das danças, cantos e cursos oferecidos pela instituição. E agora o grupo está a um passo de ser reconhecido mundialmente, pois, foi classificado para o maior festival de folclore polonês do mundo. O sonho de um dia dançar na Polônia sempre acompanhou o grupo que, desde a sua fundação em 1992, batalha para se manter em atividade.

No início de 2018, a diretoria do Karolinka decidiu que em 2019 o grupo iria tentar participar do Festival de Rzeszów. Desde então algumas atividades começaram a ser realizadas com a finalidade de arrecadar dinheiro para custear parte da viagem. Mas este sonho ainda parecia estar muito distante, pois o dinheiro arrecadado ainda era muito pouco e porque também teriam que passar na “peneira” de seleção. Em fevereiro deste ano o Karolinka fez a inscrição para o Festival. Três semanas depois, a lista oficial com os grupos classificados para o festival foi divulgada e, para a alegria de todos o nome do Karolinka estava entre os classificados. “A expectativa era muito grande, todos acreditavam na aprovação, mas sempre estávamos com aquele frio na barriga do ‘e se não passar…’”, comenta Iris Janoski, dançarina e coordenadora do grupo.

Neste ano, o festival comemora 50 anos e irá reunir 36 grupos de diversos países como Austrália, Reino Unido, Canadá, Lituânia, Alemanha, Moldávia, Rússia, Suécia, EUA. “Vamos ter a oportunidade de conhecer o famoso Karolinka de Londres”, comemora Irio Janoski, diretor do grupo.

Além dos nove dias que o grupo são-mateuense participará do festival, outras apresentações com grupos poloneses parceiros já estão agendadas. Serão 18 dias em turnê pela Polônia, passando por Cracóvia, Bydgoszcz, Gdanski, Torun, Rzeszów, Zakopane e Varsóvia.

Ajude o Karolinka

No momento o grupo busca patrocínio para a viagem que está orçada em mais de R$ 150 mil. Por isso, foi lançada a campanha “Empresa Amiga do Karolinka”, voltada ao comércio de São Mateus do Sul.

Conheça as empresas que já aderiram à campanha e estão ajudando o Karolinka: Açougue e Mercado Padilha, Bel Confecções, Lojas Trevo, Vizara Fashion, GPR Auto Posto, Mercado Móveis, Carolices, Loja Brinanda, Loja Toppel, Mamãe e Bebê, Restaurante Veneza, Farmácia Rodocentro, Hotel Dom Leopoldo, Lubie Confecções, Julia Roehring Fotografia, Papelaria Graffitti, Cosmos Espaço Pedagógico e Alternativa Imóveis.

Todos podem ajudar, seja pessoa física ou jurídica. Colabore com o Karolinka fazendo uma doação.

Banco do Brasil
Grupo Folclórico Polonês Karolinka
AG: 06556
CC: 63401
CNPJ: 03594865/0001-11

Fonte: Karolinka

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Feira de livros traz opções a partir de 1 real em São Mateus do Sul
Escola do Jardim Santa Cruz é alvo de vandalismo
Vagas para os CMEI’s são supridas após a inauguração de duas instituições

Deixe seu comentário

*