Cidade

Grupo Mafia reúne trabalhadores em torneio esportivo em comemoração ao Dia do Trabalho

Além de futebol para homens e mulheres, o grupo se mobilizou e reuniu os catadores de materiais recicláveis de São Mateus do Sul em um almoço com suas famílias. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Pelo quarto ano consecutivo, o Movimento de Amigos e Familiares, Incentivando a Amizade (Mafia), promoveu no dia 1º de maio, o já tradicional torneio esportivo dos trabalhadores na sede do grupo, localizada na Vila Amaral, em São Mateus do Sul.

O torneio masculino foi intitulado à memória do saudoso dirigente e esportista, Edison Carlos Schramm, enquanto a disputa feminina, lembrou a memória do atleta Jairo Soares.

O evento que iniciou logo pela manhã e contou com a participação de 25 times masculinos e com 5 times femininos, rodou o dia com partidas acirradas e cheias de emoção e gols. Centenas de atletas e seus familiares tiveram vários momentos de descontração, contando com o sorteio de prêmios e valores em dinheiro.

Segundo o presidente do grupo, Vilmar Felchak, os membros vêm se empenhando ao longo dos últimos dias para poder preparar um dia comemorativo aos trabalhadores e ao mesmo tempo associar às ações solidárias do movimento. “Nosso objetivo é angariar recursos para a realização de nosso principal evento: o dia das crianças, comemorado em outubro.”

Os times participantes, além de reunirem-se para a prática do esporte preferido, puderam colaborar com a solidariedade, pois, desde o dinheiro investido na inscrição do torneio, até os serviços prestados no bar e cozinha, foram destinados integralmente para o grupo. O momento contou com a participação da Associação de Moradores da Vila Amaral, que se responsabilizou com a cozinha.

Durante a realização do torneio, o grupo Mafia também oportunizou pelo segundo ano, a união de seus membros com os profissionais catadores de materiais reciclados e respectivamente suas famílias em um almoço elaborado pelos voluntários. Cerca de 10 famílias estiveram presentes. Além do almoço, eles ganharam vários presentes e brindes, oferecidos pelos empresários locais.

O momento que marcou a presença dos carrinheiros, como popularmente são conhecidos, foi o sorteio de um carrinho novo, construído pelos membros da Mafia e destinado aos profissionais da reciclagem, que diariamente percorrem quilômetros em busca de papelão, plástico, alumínio e demais materiais que dão o sustendo à suas famílias.

O torneio consagrou a equipe formada pelos “Amigos do Lambão”, como a grande campeã da categoria masculina, onde os atletas foram premiados com um carneiro doado pelo agropecuarista Esaú Paul. O segundo colocado, a equipe “Danone”, garantiu 10 kg de costela bovina doada pelo Frigorifico São Francisco e a equipe “Seleto”, confirmou a terceira colocação e foi premiada com duas caixas de cerveja.

As mulheres também fizeram bonito em jogos tão acirrados quanto às partidas masculinas. A equipe que levantou a Taça Jairo Soares foi a “PSG”, que conquistou um carneiro, doado pela família Siqueira, de Antonio Olinto. A equipe de “Três Barras” garantiu o segundo lugar e levou para o município vizinho 10 kg de costela, também doação do Frigorífico São Francisco, e a terceira colocada que garantiu 2 caixas de cerveja foi a equipe “Futeba”.

Vilmar salienta que a ideia de elaborar um torneio em homenagem aos trabalhadores em um dia que nacionalmente é feriado para a classe, surgiu da criatividade e liderança de seu inspirador, Edison Carlos Schramm. Ainda nas décadas de 80 e 90, Edison promovia a reunião dos esportistas do município na sede de seu clube, o Atlético São-mateuense. “Hoje me sinto honrado e falo isso em nome de cada um dos colaboradores da Mafia que se empenharam para promover esse encontro entre os trabalhadores de São Mateus do Sul e região.”

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Troca de preferencial
Envelopes com as propostas para a pavimentação da PR-364 foram abertos na terça-feira (18)
Edital de licitação para a pavimentação da PR-364 é autorizado pela governadora Cida Borghetti em cerimônia realizada no município