Cidade

Grupo visita a Casa Civil do Paraná em busca de apoio para o município

Divulgação

Divulgação

Nesta terça-feira, dia 12 de abril, uma comitiva de São Mateus do Sul formada por empresários e lideranças, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial Industrial e Agrícola (ACIA) e Lojas Maçonicas de São Mateus do Sul, visitou o Palácio do Iguaçu, para um encontro com o Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.

Com o objetivo de propor ao Governo do Estado ações que contribuam com a permanência das atividades da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), o grupo levou às mãos de Rossoni, hoje Chefe da Casa Civil e também Deputado Federal, demandas como os Royalties do Xisto e principalmente informações que contemplam a importância da liberação por parte do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para a comercialização dos subprodutos de xisto. Esta autorização viabilizaria a implementação do Projeto Xisto Agrícola na Usina de São Mateus do Sul, o que significa que a SIX estaria autorizada a comercializar os subprodutos resultantes do processamento do Xisto, melhorando consideravelmente seu desempenho econômico e afastando a possibilidade da desativação.

O Secretário comprometeu-se a nas próximas semanas agendar uma visita ao município e dar especial atenção ao assunto que é embasado com estudos, testes, dados técnicos e prognósticos, avaliando quais os esforços dentro da estrutura do Estado, podem resultar em soluções.

Segundo a presidente da CDL Ingrig Ulbrich, “Acionar as autoridades políticas que detém o poder para contribuir ou intervir em assuntos de suma importância para o nosso município, deve se tornar um hábito da comunidade, principalmente por parte dos movimentos ou entidades que representam a sociedade civil organizada. O objetivo da reunião foi chamar a atenção da Casa Civil do Paraná para demandas que, se resolvidas, irão impactar positivamente a Unidade SIX, além de ressaltar ainda mais o seu papel estratégico em pesquisa, não somente a nível local, mas para o país. Dentre os assuntos, priorizamos ao Secretário Rossoni a importância do Projeto Xisto Agrícola, que tem grande potencial econômico para a nossa região.”

Estavam presentes Ingrid Eliane Hoch Ulbrich, João Dimas Furtado Staniszewski, Michel Ulbrich, Felipe Samistraro Staniszewski, Telma Staniszewski, Joseane Machado Vieira, Renata Santana, Valdir Moreira, Carlos Roberto Oliveira, Luciano Castilho, Ailson Tavares e Eduardo Jansen.

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeitura Municipal recebe cartões do Programa Cartão Comida Boa
Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul realiza curso de culinária com uso da erva-mate
Culinária feita à base de erva-mate é destaque em evento alusivo ao aniversário de São Mateus do Sul