O Hino de São Mateus do Sul é um símbolo municipal, geralmente cantado em solenidades, eventos municipais e nas escolas. A letra é de Arnoldo Prohmann e a música de José Shen. Encontramos dois documentos sobre este assunto no arquivo da Casa da Memória Padre Bauer. O primeiro traz a letra de Arnoldo Prohmann (com a assinatura dele) e o segundo, uma partitura para piano (da música do hino), feita em 1972, por A. A. Guimarães.

Em uma publicação de 1933, denominada Cinquentenário da Navegação*, o texto aparece como referência literária em data de 21 de março de 1933, com o título “MARCHA SÃO MATEUENSE”. A letra é um poema com rimas e versos, exaltando as belezas da nossa terra, principalmente sobre o rio Iguaçu, o povo são-mateuense, as matas, ervais e até uma colina, que possivelmente é a que fica mais próxima do antigo porto fluvial São Mateus. O ritmo da música é uma marcha.

Existem também duas leis do município que tratam sobre o hino de São Mateus do Sul. A Lei N° 163/ 1961, oficializa a letra de autoria de Arnoldo Prohmann e a música de José Shen. Uma lei mais recente, trata da obrigatoriedade de se cantar o hino nas escolas, uma vez por semana. LEI Nº 2.491/2014.

Referência

Cinquentenário da navegação 1882-1932. O rio Iguaçu e seus afluentes. Organização Aziz Manzur.

Livros de Ata da Câmara Municipal de São Mateus do Sul.

Acervo Casa da Memória Padre Bauer.

Últimos posts por Hilda Jocele Digner (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Efemérides
Assembleia Geral do Lloyd Paranaense
Visita do Interventor Manoel Ribas