Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

Hipersensibilidade Dentinária

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

O que é a hipersensibilidade dental?

A sensibilidade dental ou, também chamada, hipersensibilidade dentinária é uma dor aguda e de curta duração que surge em resposta a algum estímulo (mastigação, ingestão de alimentos doces, bebida gelada, etc). É um problema comum à população adulta.

O que acontece com o dente?

Em condições normais o dente é coberto pelo esmalte e logo abaixo temos a dentina. A sensibilidade dental irá ocorrer quando houver um desgaste exagerado do esmalte, ou do cemento, deixando a dentina exposta o que leva os estímulos para as terminações nervosas que ficam na polpa do dente.

O que causa o desgaste do esmalte do dente?

A perda do esmalte pode ocorrer basicamente de três formas: abrasão, abfração e erosão. A abrasão é causada por um hábito mecânico nocivo a estrutura do dente (morder caneta, ranger dentes, escovar os dentes com muita força). A abfração é a perda da estrutura na região cervical (próximo a gengiva) que é causada por uma força excessiva em um determinado dente. E por fim, a erosão é a perda da estrutura dental devido ao contato com algumas substâncias, normalmente ácidas (bebidas ácidas, frutas cítricas, vomito).

Existe tratamento pra sensibilidade?

Sim, o tratamento existe. Porém primeiro devemos descobrir as causas do desgaste do esmalte, se esse desgaste está relacionado com a força da escovação, se está relacionada com a ingestão em excesso de alimentos ácidos, se está relacionado com algum outro problema de saúde (como refluxo, anorexia, bulemia) entre outros fatores. Após o correto diagnóstico, feito pelo dentista, é que poderá ser realizado um tratamento adequado.

Quais são os possíveis tratamentos?

Primeiramente é tirar o hábito que levou a esse desgaste. Ou seja, se o paciente ingere muitos alimentos ácidos ele deve ser orientado pra diminuir a ingestão desses alimentos, por exemplo. E isso vale para qualquer fator que tenha levado a esse desgaste. Os tratamentos vão desde restaurações até tratamentos mais simples como uso de creme dental para sensibilidade.

Importante: para o dentista diagnosticar os casos de sensibilidade é preciso que o paciente conte que tem a dor ou desconforto. Assim ele poderá observar o que ocasionou e estabelecer o melhor tratamento.

REFERÊNCIAS:

http://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2005/01_jan_mar/V23_N1_2005_p67-72.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-06631997000300009
http://www.fo.ufu.br/sites/fo.ufu.br/files/Anexos/Documentos/Anexos_RoteiroOclusaoCap08.pdf

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Bruxismo, você sabe o que é?
31 de Maio: Dia Mundial sem Tabaco
O açaí e a odontologia