A Saúde sempre figura como essência das plataformas e projetos políticos de quem concorre aos cargos eletivos. Desde candidatos a vereadores aos prefeitos. O jornal GI faz uma radiografia destas ideias e tenta compreender à que se propõem os postulantes aos cargos executivos. A série de reportagens foca apenas o que está descrito nos planos de governo.

Em São João do Triunfo são três nomes na disputa: Abimael do Valle, Professor Jorge e Odiney Bacil. O atual prefeito tem dois opositores na disputa. Dentre as proposições descritas perante à Justiça Eleitoral aparecem ideias novas, diante do cenário atual, manutenção de serviços já existentes e a perspectiva de continuidade. A manutenção da parceria com Hospital Imaculada Conceição é defendida.

Candidato a prefeito Professor Jorge.

As propostas para a Saúde de Jorge Antonio de Souza, que tem na vice João Assir dos Santos – no partido Democracia Cristã (DC) –, estão em meio às demais proposições gerais no seu registro de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Destaque para a junção da pasta com Assistência Social, recuperação de vícios, exame médico e dentário para os estudantes durante o ano letivo.

Professor Jorge cita no plano de governo também cadastro, avaliação e consulta médica periódica para idosos, banco de sangue, ampliação, reestruturação e vinculação do hospital com a pasta da Saúde. Além de UTI para pequenas cirurgias. Farmácia municipal para pessoa necessitada é outra proposição, somado de agentes comunitários na cidade e interior e saúde itinerária para comunidades mais distantes.

Candidato a prefeito Odiney Bacil e vice-prefeito Wilson Bedim.

Odiney Bacil tem na vice Wilson Bedim, ambos do PSL. As propostas constam de forma suscinta no TSE. Iniciando por atendimento humanizado e manutenção das estruturas existentes. O candidato destaca a otimização de gastos, capacitação e apoio aos servidores e melhorias estruturais para atendimento. Buscar investimentos para custeio (pagamento de profissionais e serviços) e medicamentos.

A proposta traz prevenção da saúde de crianças e adolescentes, reavaliação dos serviços prestados no sistema de Consórcio à que o município pertence e melhoria na promoção da saúde do idoso. Citando ampliação em programas de prevenção, proteção e saúde da mulher. Também fortalecimento da parceria com o hospital, ampliar convênios para atendimentos e mais especialistas (pediatria, ginecologia e demais).

Candidato a prefeito Abimael do Valle e vice-prefeito Geraldo Chaves Alves.

Abimael do Valle, do PT, menciona a manutenção do SAMU, com construção de sede própria e aperfeiçoamento e novas unidades de apoio em quatro localidades do município. Manter especialistas, implantar centro e realizar exames. Manter convênio com hospital e realizar procedimentos, também informatizar a rede municipal e aperfeiçoar o atendimento em domicílio, são as proposições.

Ampliar atendimento de dentista para estudantes em áreas rurais, convênios para exames e atendimento, melhorias e reformas, manter o transporte de pacientes e desenvolver projetos com entidades, em campanhas e prevenção. O candidato se propõe em proporcionar atendimento humanizado. Psicossocial e tratamento de vícios. Manter a farmácia básica com novos medicamentos, também está no plano de governo.

Antônio Olinto: propostas

No município Alan Jaros, tendo na vice Jurandir Ferreira Alves, concorre pelo PSD e se propõe em contratar médico obstetra para gestantes de risco. Também um geriatra e ampliar o horário de atendimentos da pediatria. Neste contexto, mais profissionais no quadro de especialidades estão na proposta. Com reorganização do trabalho na unidade central e epidemiologia, com melhor estrutura nos locais.

Candidato a prefeito Alan Jaros e vice-prefeito Jurandir Ferreira.

Equipamentos atualizados, programas de prevenção, incentivo às doações de sangue. Um protocolo para priorizar e reduzir o tempo de espera em consultas, com mais profissionais e ampliação de atendimentos no interior. Acolhimento para pessoas da zona rural em atendimentos, apoio ao Conselho de Saúde, suporte para a Vigilância Sanitária, manutenção de convênios e atendimento 24h no posto central, são propostas.

Candidato a prefeito Rinaldo Pelegrino e vice-prefeito Antonio Dirceu da Silva.

Rinaldo Pelegrino, do MDB, é candidato a prefeito da situação, tendo Antonio Dirceu na vice. Manter convênios, prosseguir e reformular modelo de atendimento no posto 24h, sem escalas e contratar mais médicos são as proposições da candidatura. Dar sequência aos programas de prótese dentária e kits de lanches para viagens e de higiene bucal, com manutenção da farmácia básica, de acordo com a demanda.

Ações mantidas e novas implementadas de enfrentamento à pandemia, campanhas de prevenção e vacinação fazem parte do plano de governo. Manter a frota da saúde, convênio com pensões para pacientes em tratamento em hospitais de referência são as proposições. Ainda, manutenção das equipes de Saúde da Família e construção de um novo Pronto Atendimento Municipal.

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Deputado estadual Emerson Bacil é diplomado
Disputa pela prefeitura de São João do Triunfo deve ser entre PT e PSL
Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus do Sul divulga resultado de concurso público