A Saúde sempre figura como essência das plataformas e projetos políticos de quem concorre aos cargos eletivos. Desde candidatos a vereadores aos prefeitos. O jornal GI faz uma radiografia destas ideias e tenta compreender à que se propõem os postulantes aos cargos executivos. A série de reportagens foca apenas o que está descrito nos planos de governo.

Em São João do Triunfo são três nomes na disputa: Abimael do Valle, Professor Jorge e Odiney Bacil. O atual prefeito tem dois opositores na disputa. Dentre as proposições descritas perante à Justiça Eleitoral aparecem ideias novas, diante do cenário atual, manutenção de serviços já existentes e a perspectiva de continuidade. A manutenção da parceria com Hospital Imaculada Conceição é defendida.

Candidato a prefeito Professor Jorge.

As propostas para a Saúde de Jorge Antonio de Souza, que tem na vice João Assir dos Santos – no partido Democracia Cristã (DC) –, estão em meio às demais proposições gerais no seu registro de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Destaque para a junção da pasta com Assistência Social, recuperação de vícios, exame médico e dentário para os estudantes durante o ano letivo.

Professor Jorge cita no plano de governo também cadastro, avaliação e consulta médica periódica para idosos, banco de sangue, ampliação, reestruturação e vinculação do hospital com a pasta da Saúde. Além de UTI para pequenas cirurgias. Farmácia municipal para pessoa necessitada é outra proposição, somado de agentes comunitários na cidade e interior e saúde itinerária para comunidades mais distantes.

Candidato a prefeito Odiney Bacil e vice-prefeito Wilson Bedim.

Odiney Bacil tem na vice Wilson Bedim, ambos do PSL. As propostas constam de forma suscinta no TSE. Iniciando por atendimento humanizado e manutenção das estruturas existentes. O candidato destaca a otimização de gastos, capacitação e apoio aos servidores e melhorias estruturais para atendimento. Buscar investimentos para custeio (pagamento de profissionais e serviços) e medicamentos.

A proposta traz prevenção da saúde de crianças e adolescentes, reavaliação dos serviços prestados no sistema de Consórcio à que o município pertence e melhoria na promoção da saúde do idoso. Citando ampliação em programas de prevenção, proteção e saúde da mulher. Também fortalecimento da parceria com o hospital, ampliar convênios para atendimentos e mais especialistas (pediatria, ginecologia e demais).

Candidato a prefeito Abimael do Valle e vice-prefeito Geraldo Chaves Alves.

Abimael do Valle, do PT, menciona a manutenção do SAMU, com construção de sede própria e aperfeiçoamento e novas unidades de apoio em quatro localidades do município. Manter especialistas, implantar centro e realizar exames. Manter convênio com hospital e realizar procedimentos, também informatizar a rede municipal e aperfeiçoar o atendimento em domicílio, são as proposições.

Ampliar atendimento de dentista para estudantes em áreas rurais, convênios para exames e atendimento, melhorias e reformas, manter o transporte de pacientes e desenvolver projetos com entidades, em campanhas e prevenção. O candidato se propõe em proporcionar atendimento humanizado. Psicossocial e tratamento de vícios. Manter a farmácia básica com novos medicamentos, também está no plano de governo.

Antônio Olinto: propostas

No município Alan Jaros, tendo na vice Jurandir Ferreira Alves, concorre pelo PSD e se propõe em contratar médico obstetra para gestantes de risco. Também um geriatra e ampliar o horário de atendimentos da pediatria. Neste contexto, mais profissionais no quadro de especialidades estão na proposta. Com reorganização do trabalho na unidade central e epidemiologia, com melhor estrutura nos locais.

Candidato a prefeito Alan Jaros e vice-prefeito Jurandir Ferreira.

Equipamentos atualizados, programas de prevenção, incentivo às doações de sangue. Um protocolo para priorizar e reduzir o tempo de espera em consultas, com mais profissionais e ampliação de atendimentos no interior. Acolhimento para pessoas da zona rural em atendimentos, apoio ao Conselho de Saúde, suporte para a Vigilância Sanitária, manutenção de convênios e atendimento 24h no posto central, são propostas.

Candidato a prefeito Rinaldo Pelegrino e vice-prefeito Antonio Dirceu da Silva.

Rinaldo Pelegrino, do MDB, é candidato a prefeito da situação, tendo Antonio Dirceu na vice. Manter convênios, prosseguir e reformular modelo de atendimento no posto 24h, sem escalas e contratar mais médicos são as proposições da candidatura. Dar sequência aos programas de prótese dentária e kits de lanches para viagens e de higiene bucal, com manutenção da farmácia básica, de acordo com a demanda.

Ações mantidas e novas implementadas de enfrentamento à pandemia, campanhas de prevenção e vacinação fazem parte do plano de governo. Manter a frota da saúde, convênio com pensões para pacientes em tratamento em hospitais de referência são as proposições. Ainda, manutenção das equipes de Saúde da Família e construção de um novo Pronto Atendimento Municipal.

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Câmara de São Mateus do Sul suspende presença de público nas sessões
Acompanhe as principais datas das mobilizações nas Eleições 2018
Convenção do PSDB de São Mateus do Sul confirma pré-candidatura de Luiz Adyr à prefeitura