Mulheres participantes da segunda edição do Mamaço Coletivo em São Mateus do Sul. A ação teve como objetivo empoderar todas as famílias para facilitar a amamentação. (Fotos: Divulgação)

Aconteceu no feriado municipal desta quinta-feira (15), o II Mamaço Coletivo em São Mateus do Sul. O evento foi realizado às 14h, no Ginásio Municipal Olívio Wolff do Amaral (Polacão), teve como principal objetivo incentivar a amamentação em toda a família. Em 2018 a ação também aconteceu em agosto, mês em que se é comemorado o Agosto Dourado, alusivo ao incentivo da amamentação.

Estiveram participando do evento Helen Cordeiro – consultora de amamentação – e Claudineia Silva – enfermeira da Prefeitura Municipal. Na ocasião, elas tiraram algumas dúvidas das famílias, conversando sobre os benefícios da amamentação para a saúde do bebê.

“Nosso objetivo é levar informações com fundamentos científicos, aproveitando que agosto é o mês da amamentação”, enfoca Bárbara Bianchi, uma das organizadoras da ação. Em 2019 o tema da campanha é empoderamento dos familiares para ter sucesso na amamentação. “Queremos que os pais, avós, familiares em geral entendam a importância da amamentação. No evento buscamos informar principalmente as gestantes. Amamentar não é fácil, o bebê não nasce sabendo, dói e tem muitas coisas que podem dificultar ainda mais esse processo”, destaca.

Agosto dourado

Há muito tempo somos habituados a meses com cores que marcam a importância da conscientização sobre questões de saúde que atingem determinados grupos de pessoas. O Outubro Rosa lembra a importância da prevenção do câncer de mama, enquanto o Novembro Azul, por exemplo, foca na atenção ao câncer de próstata.

E mais recentemente, passamos a ter uma nova data especial no calendário: o Agosto Dourado que, por sua vez, é um mês que fala com quase toda a população, pois é dedicado à amamentação, e a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento. O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Vice assume prefeitura de São Mateus do Sul durante férias do prefeito
Estação da Petrobras monitora qualidade do ar em São Mateus do Sul
Segunda fase do Plano Diretor foi apresentada para as Secretarias Municipais