Comércio Exterior em Foco

Importações do município voltam a subir após quatro anos

Olá leitor! Dando continuidade à análise que começamos na última edição, essa semana compararemos o resultado das importações de São Mateus do Sul no ano passado com os valores encontrados, ano a ano, na última década. Para facilitar o entendimento, vamos analisar o gráfico abaixo:

Observando o período analisando, podemos notar que as importações foram instáveis nos primeiros cinco anos da década, se estabilizando porém, com um valor menor a partir de 2013.

Diferente das exportações, as importações em 2017 registraram o terceiro menor valor do período, sendo maior apenas que 2015 e 2016. Se compararmos esse resultado com o menor valor do período, observado em 2016, temos um aumento de 34,7%.

Já se fizermos a mesma análise com o maior valor encontrado na década, em 2011, temos uma redução de mais de 84%. O interessante de se notar nesse gráfico é que em 2017 tivemos o primeiro aumento nas importações desde 2013, mostrando uma pequena recuperação no que diz respeito as compras internacionais da cidade.

Para concluirmos, notamos que as importações sofreram grandes oscilações no período, diminuindo seu valor drasticamente, comportamento inverso ao das exportações, onde predominaram acréscimos.

Kenji Ricardo Kubo

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Comércio Exterior de São Mateus do Sul movimenta R$ 3,9 milhões em agosto
Itália lidera lista dos principais fornecedores internacionais de São Mateus do Sul
Conheça as nomenclaturas utilizadas ao falarmos de Comércio Exterior