(Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

Na última quinta-feira (12), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, um debate promovido pela imprensa são-mateuense. Os candidatos ao cargo de prefeito do município de São Mateus do Sul, puderam discutir diversos temas relacionados à gestão pública, bem como aos rumos e encaminhamentos assumidos pelos seus planos de governo.

As mídias de São Mateus do Sul, através do Jornal Gazeta Informativa, da Rádio Difusora do Xisto FM, da Rádio Novo Milênio FM, da Rádio Cultura Sul FM e da Clic Sul News, tomaram a iniciativa de promover o espaço de discussão, com o intuito de oferecer a população são-mateuense uma oportunidade de conhecer as ideias de todos os postulantes ao cargo de prefeito, com igualdade. No dia 5 de novembro houve uma reunião com os representantes de cada candidato, para a apresentação das propostas e discussão do formato a ser adotado no debate.

Temas

É importante ressaltar, que a Câmara dos Vereadores cedeu o espaço, cumpridos todos os procedimentos legais para a viabilização do debate. Na tarde da quinta-feira, foi realizada uma desinfecção do espaço, através da colaboração da Secretaria Municipal de Saúde, priorizando a prevenção como forma de combate ao Covid-19.

O debate foi realizado com o intuito de ser um espaço de exposição das ideias contidas no plano de governo dos candidatos. Foram abordados os seguintes temas, decididos coletivamente na reunião do último dia 5: Saúde; Educação, Cultura e Esporte; Geração de emprego e Desenvolvimento; Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente; Assistência Social; Indústria, Comércio e Turismo; Inovação e Tecnologia; Gestão Pública e Previdência Social; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Infraestrutura.

Formato

Conforme estabelecido na reunião com os representantes, ficou definido que não seriam permitidas ofensas como calúnia, injúria ou difamação dos candidatos. Uma equipe de advogados estava presente a convite da imprensa, intervindo nos casos necessários. O respeito é algo imprescindível ao exercício da democracia. Cada candidato foi acompanhado por um representante, seja ele advogado, candidato à vice-prefeito, assessor, entre outros.

Roteiro

O evento foi iniciado, com transmissão ao vivo das mídias envolvidas, após o sorteio da ordem dos candidatos, que realizaram perguntas aos seus oponentes. De acordo com a ordem do sorteio, cada um fez uma pergunta a um candidato de sua escolha, relacionada com os temas listados anteriormente nesta reportagem. O tema da pergunta também foi sorteado pela mediadora, a cada nova pergunta. O debate municipal foi conduzido pela estudante de jornalismo Juliana Bianek, da Rádio Novo Milênio FM.

O debate decorreu no esquema Pergunta – Resposta e Réplica – Tréplica. No segundo bloco, foi realizado um novo sorteio com a ordem dos candidatos, para então ocorrer o tema livre. Cada candidato teve 2 minutos para realizar suas considerações finais. A transmissão foi compartilhada ao vivo através das redes sociais das mídias envolvidas, além de ser propagada através das ondas das rádios participantes da ação.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Luiz Adyr é eleito prefeito de São Mateus do Sul com 57% dos votos
Vereadores da base e oposição citam ‘falha’ em transporte de paciente
Projeto de lei que proíbe uso de fogos de artifício é aprovado em 1ª votação