(Foto: Acervo Gazeta Informativa)

Uma surpresa surgiu nesta semana, com a divulgação da venda das unidades da Incepa de São Mateus do Sul e de Campo Largo, que pertencia ao grupo espanhol Roca S.A., para a administração da centenária empresa mexicana Lamosa, criada em 1890 na cidade de Monterrey, produzindo tijolos e, em 1933, iniciando a produção de azulejos, sendo hoje uma das maiores fabricantes de cerâmicas planas do mundo, para piso e parede.

Segundo informações extras oficiais, se tratam de negócios na casa de US$ 260 milhões e envolvem também uma unidade Cerâmica Belcaire, de Castellón, na Espanha. As três unidades, comercializadas pelo Grupo Roca, no último ano produziram cerca de 23 milhões de metros quadrados de cerâmicas, cujo destino principal foi os Estados Unidos, um dos maiores mercados mundiais. E a unidade espanhola amplia ainda mais o mercado da Comunidade Europeia para o grupo.

A estratégia do Grupo Roca é concentrar suas atenções na produção de louças sanitárias e na fabricação de móveis para banheiro. Albert Magrans, CEO do grupo Roca, destacou em seu comunicado: “Estamos muito satisfeitos que a nossa divisão de cerâmicas planas seja adquirida pelo Grupo Lamosa, uma empresa industrial líder e de grande prestígio neste sector de actividade, o seu core business, com total complementaridade geográfica e com planos de futuro promissores para este negócio”.

(Fotos: Divulgação)

O Grupo Lamosa continua sua estratégia de crescimento no setor de cerâmica plana, visando além do mercado norte-americano, também a ampliação do mercado na América do Sul. Em 2015, o Grupo Lamosa vendeu seu setor de louças sanitárias para a empresa colombiana Corona e concentrou-se na produção de revestimentos cerâmicos e adesivos. Em 2016, os projetos de expansão do Grupo Lamosa incluíram, no final daquele ano, a aquisição do Grupo Cerâmico San Lorenzo e ampliou sua capacidade de produção em 40% por meio das fábricas na Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala e Peru, e agora dando entrada no mercado brasileiro através da Incepa, uma marca consolidada e com um parque fabril moderno, além do grande mercado já conquistado. Também procura a expansão para o mercado Europeu com exportações da Incepa e também da nova filial na Espanha, com as diversas linhas de cerâmicas, de adesivos e argamassas que produz. O Grupo Lamosa é o maior grupo cerâmico do México e o terceiro maior do mundo, mas agora, com a aquisições das unidades do Grupo Roca, passa a ter 18 fábricas de cerâmicas e mais 14 unidades produtoras de adesivos para ladrilhos.

A aquisição realizada possibilitará um crescimento do faturamento da ordem de 20%, projetando uma produção da ordem de 225 milhões de metros quadrados de cerâmicas planas por ano, colocando o Grupo Lamosa entre os maiores produtores do mundo e projetando ampliar ainda mais a produção para aumentar as exportações para os novos mercados projetados. O Grupo Lamosa já possui as marcas Porcelanita, Lamosa, Itálica e Firenze Tecnoarte. Agora, a Incepa faz parte do novo portfólio da empresa, assim como a Belcaire.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Retirada de árvores da praça marca o início da construção da Rua Coberta
Hospital se pronuncia sobre áudio vazado de possível funcionária negligenciando tratamento médico
Mulheres conseguem vencer desafios encontrados no empreendedorismo