Siga o perfil de Facebook da Casa, buscando “Anjos da Guarda” na barra de pesquisas. Durante os próximos dias a equipe poderá prestar esclarecimentos pertinentes à situação de regularização da instituição. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

A Casa de Repouso Anjos da Guarda inaugurou oficialmente em nossa cidade, em dezembro de 2019. Sua atuação junto ao cuidado e acompanhamento de idosos é de muita importância, tendo em vista o carinho exigido por essa parcela tão vulnerável da população brasileira. A casa pode comportar cerca de 40 moradores e conta com uma equipe de profissionais capacitados, cuja formação confere a melhor técnica e delicadeza na realização das atividades diárias.

Nos últimos dias, circulou através das redes sociais e de conversas da sociedade são-mateuense, um questionamento referente ao fechamento temporário da Casa, que de fato ocorreu. No entanto, o motivo apontado seria de que a instituição teria fechado por indicação de maus tratos, o que é uma informação falsa. Conforme esclarecimento prestado pela Casa de Repouso, ocorreu uma visita da Vigilância Sanitária e da 6ª Regional de União da Vitória, onde algumas irregularidades foram apontadas, porém apenas de ordem estrutural, organizacional e documental.

Contribuindo para ao cuidado dos idosos

Ainda conforme informações prestadas pela instituição, apenas pelos motivos anteriormente citados, ocorreu o fechamento temporário da Casa, para readequação da mesma às exigências técnicas para operar. “Apenas por esses critérios citados, recebemos uma notificação para que as providências sejam tomadas e a situação se regularize”, afirmou a equipe responsável pela Casa, através das redes sociais.

A Casa de Repouso está localizada na Rua Vitório Biancolini, 1776, no bairro da Vila Prohmann.

Após reunião com a Vigilância Sanitária Municipal, Assistente Social da Saúde e Ministério Público, foi decidido pela Interdição Cautelar temporária do estabelecimento. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), se trata de uma medida preventiva, cuja duração não pode exceder o prazo máximo de 90 dias. Dentro deste intervalo, a interdição deve durar o tempo necessário à realização de testes, provas, análises e outras providências requeridas para a readequação dos estabelecimentos.

Retorno das atividades

O papel prestado pela Casa de Repouso à sociedade são-mateuense é de elevada importância. Os cenários de exposição dos idosos à vulnerabilidade são variados, sendo a violência muito frequente no próprio domicílio das vítimas. Valorizar a atuação da Casa, fortalecida também pelo comprometimento popular, é um dos papéis da imprensa. “Informamos que após a regularização e liberação estaremos retornando com as nossas atividades, oferecendo maior segurança para nossos idosos”, ressaltou a equipe da Casa de Repouso Anjos da Guarda.

Os responsáveis ainda salientaram outras virtudes de uma missão tão nobre. “Toda a sociedade conhece o nosso trabalho realizado com muito amor, carinho e responsabilidade, sempre visando priorizar o bem-estar de todos os nossos idosos e familiares. Estamos prestando o suporte necessário no momento, para as famílias que precisam retirar seus idosos da instituição, mas acreditamos que em breve tudo irá passar e estaremos juntos novamente”, encerrou a equipe.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
ACIASMS promove Carreata Outubro Rosa
Decreto estabelece uso obrigatório da proteção individual em São Mateus do Sul
Prefeitura deve realizar novo processo licitatório para pavimentação asfáltica de trechos da zona urbana