Cidade

Instituto Histórico e Geográfico articula com autoridades estaduais da história e patrimônio

Foto: Gerson Souza

Foto: Gerson Souza

Na quinta-feira (08), o Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul cumpriu duas agendas importantes na capital do Paraná, junto à instituições ligadas à pesquisa histórica e patrimônio.

No almoço o presidente do Instituto, professor Mário Deina foi recebido pelo pesquisador e historiador da Coordenadoria Estadual do Patrimônio, Aimoré Índio do Brasil Arantes. Na pauta da conversa diversos assuntos relativos à pesquisa histórica no município e preservação de patrimônio histórico.

Na parte da tarde o presidente, acompanhado pelos diretores Gerson Souza e Sandro Z. Vitonski foram recebidos pelo diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Junior.

Na audiência, solicitada pelo Instituto, o pesquisador Gerson Souza apresentou ao diretor do museu a pesquisa que vem realizando sobre a vida do Coronel Antonio Bodziak e o Batalhão Polonês na Revolução Federalista, solicitando informações a respeito de materiais que poderiam servir como fonte de pesquisa e que supostamente poderiam estar no acervo do museu. O diretor encaminhou o assunto à sua assessoria a qual imediatamente acompanhou os visitantes por um tour no museu e uma visita à reserva técnica, onde poderiam estar tais materiais. Foram discutidos ainda interesses do IHG/SMS relativos à história da erva-mate e preservação de acervos referentes a esse período histórico

Na ocasião abriram-se conversações no sentido de num futuro próximo o Museu Paranaense vir a disponibilizar parte de seu acervo para exposição permanente em São Mateus do Sul, embora tal possibilidade só se concretize caso hajam condições técnicas para tal. “De qualquer forma já é um bom início de relacionamento do Instituto com o Museu, e isso pode resultar em boas parcerias futuras”, afirmou o professor Mário Deina.

Na sexta-feira (16), às 19 horas, no auditório do Centro da Juventude, na Vila Buaski, o Instituto vai fazer o lançamento do programa “Dois Minutos de História”, produzido por pesquisadores e produtores locais. O programa será veiculado por meio do youtube e Facebook.

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Comissão de licitação da construção do novo Hospital profere decisão saneadora e dá continuidade ao processo licitatório
Envelopes com as propostas para a pavimentação da PR-364 foram abertos na terça-feira (18)
Havia um poste no meio do caminho…

Os comentários estão fechados