Cidade

Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul e Núcleo Regional de Educação firmam parceria

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

O chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, professor Ricardo José Brugnago recebeu em audiência no dia 15, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do SUL (IHG/SMS), professor Mário Deina e a secretária de pesquisa da instituição, professora Alcimara Aparecida Foetsch.

Os representantes do Instituto foram ao NRE apresentar o projeto elaborado pela Instituição para capacitação em História e Geografia de São Mateus do Sul voltado a professores e funcionários da rede estadual e privada de ensino e desenvolvimento de atividades pedagógicas junto aos alunos do ensino fundamental, médio e superior.

O projeto apresentado, denominado “São Mateus do Sul: Espaço e Tempo” consistirá em um treinamento composto de diversas atividades, como aulas expositivas, palestras, aulas de campo, seminários e workshop, sendo que o produto final será a elaboração por estudantes sob orientação dos professores de História e Geografia, de trabalhos, como desenhos, cartazes e pesquisas abordando a história e geografia locais. Após selecionados os materiais produzidos pelos estudantes serão expostos e apresentados no evento de segundo aniversário do Instituto, que ocorrerá em dezembro próximo.

Os profissionais da rede estadual que participarão da capacitação receberão certificação do Instituto, com carga horária a ser averbada em suas fichas funcionais junto à SEED para fins de cumprimento de capacitação, exigida de todos os profissionais da educação para progressão em suas carreiras.
O professor Ricargo Brugnago demonstrou grande interesse pela proposta do Instituto e disse que o Núcleo tem interesse em apoiar e participar do projeto, aceitando desse modo a parceria com a Instituição. A capacitação não terá custo algum para os professores e funcionários da rede estadual. Participou ainda da reunião a Coordenadora de História do NRE, professora Ana Lúcia Novinski Pires.

A Secretária de Pesquisa, Alcimara Foetsch, além de manifestar a satisfação do Instituto com a parceria firmada com o Estado através do NRE, informou que o corpo técnico do IHG/SMS já está trabalhando na formatação final do treinamento e que em breve o Instituto disponibilizará as inscrições para todos os professores e funcionários da rede pública e particular.

O presidente, professor Mário Deina disse que o projeto foi idealizado pensando nos professores de história e geografia, que a partir da capacitação poderão expandir seus conhecimentos e levar para a sala de aula um pouco dos aspectos mais importantes da história e geografia locais. Entretanto, destacou o presidente, poderão participar da capacitação também professores de outras áreas que tenham interesse eventual pelo tema, bem como qualquer pessoa, independente de sua profissão ou ocupação.

Maiores informações a respeito poderão ser obtidas através do e-mail ihgsms@gmail.com ou ainda pelos telefones (42) 8863-7343 ou 9917-6937.

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus do Sul foi a cidade mais fria no Paraná nesta madrugada
109 anos: São Mateus do Sul contará com diversas atrações em comemoração ao seu aniversário
Lar São Mateus é uma das entidades para destinação do Imposto de Renda