Máquina do Tempo

Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHGSMS) comemora 3º aniversário

Durante o século XIX, as áreas de geografia e história se transformaram em disciplinas do campo científico. Na Europa, sobretudo, na França, o caráter científico dos estudos foi substituindo o aspecto da mera curiosidade, e institutos de pesquisas científicas tornaram-se muito populares nesse período. Por volta de 1838, no Rio de Janeiro, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em homenagem ao futuro imperador D. Pedro II, por proeminentes nomes da aristocracia imperial. Com o intuito de sistematizar os estudos históricos e geográficos no Brasil, o IHGB tinha a missão de contribuir com a formação da identidade brasileira, através da construção da história nacional. Tal empreendimento, estimulou a criação de outros institutos pelo Brasil afora, e hoje, contamos com o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e o Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul.

Em julho de 2014, acontece a primeira reunião do que viria a ser o instituto são-mateuense, fundado oficialmente, em 19 de dezembro de 2014, através da iniciativa do professor Mário Sérgio Deina e do desejo de profissionais da área de história e geografia da nossa cidade e região. Em 09 de outubro de 2015, em cerimônia realizada no Centro da Juventude, acontece a aprovação de um estatuto próprio do instituto formulado por seus colaboradores, e a nomeação para o cargo de Presidente Executivo, o historiador Deina, que atualmente continua no cargo, e dos demais respectivos cargos para a administração e funcionamento da instituição.

Hoje, o instituto é mantido pelas contribuições mensais de seus dezoito associados, possui vinte cadeiras nominadas com personalidades históricas da cidade, das quais, quatro já são ocupadas por seus membros titulares, e cinco pesquisas em andamento. A instituição dedica-se à missão de preservar, pesquisar e divulgar a história e a geografia local. Sendo assim, aproveito este espaço para convidar a comunidade são-mateuense para a cerimônia de aniversário do instituto que irá se realizar hoje, no salão nobre do Colégio Duque de Caxias, a partir das 19h00. E por fim, é claro, parabenizo o Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul pelo seu 3º aniversário! Junto a ele, quero parabenizar também, todos os meus confrades que comigo, fazem parte do IHGSMS. Tal iniciativa é muito importante para a preservação não só da história do nosso município, mas também da história de seus habitantes. Pois assim postulou Marc Bloch, um grande historiador do século XX, “a história, é a ciência dos homens no tempo”…


Instituto Histórico e Geográfico irá comemorar três anos

Equipe apresentará a posse das duas novas cadeiras da instituição, dedicadas a pessoas que colaboram com o município

Na sexta-feira (15), o Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHG/SMS) irá comemorar seu terceiro aniversário de fundação. A Instituição foi fundada no dia 19 de dezembro de 2015, mas como a data cai em meio de semana optou-se pela realização da sessão solene comemorativa na sexta-feira que antecede a data do aniversário. Paralelamente o Instituto comemora também o aniversário de emancipação política do Estado do Paraná, uma vez que a Instituição foi fundada na data de aniversário do Estado.

Na mesma oportunidade o Instituto dará posse a duas novas cadeiras da Instituição, sendo que a cadeira número três, denominada Cadeira Professora Horizontina Zimerman (Dona Titina) será ocupada pelo professor mestre Wagner da Silva (Geografia), e a cadeira de número quatro, denominada Cadeira Estefânia Janoski (Dona Estefânia) será ocupada pela professora pesquisadora Hilda Jocele Digner Dalcomuni (História).
Para tomar posse nas cadeiras os eleitos farão a defesa pública das personagens que as nominam, apresentando aspectos gerais da vida e obra de cada uma levantados ao longo das pesquisas realizadas.

Segundo o presidente do Instituto, professor mestrando Mário Deina, um grande público é esperado, considerando a relevância das duas personagens que serão homenageadas. “Tanto a dona Titina, quanto a dona Estefânia foram mulheres que abdicaram muitas vezes de sua vida pessoal para servirem à coletividade e deixaram legados importantes para a história de São Mateus do Sul”, completou o presidente.

Também são esperados visitantes de representantes de Institutos Históricos e academias de outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, uma vez que o IHG/SMS mantém contato permanente com essas instituições. O evento acontecerá nas dependências do Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias com início previsto para às 19h.

Jéssica Kotrik Reis Franco
Últimos posts por Jéssica Kotrik Reis Franco (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Os são-mateuenses que lutaram contra os nazistas. São Mateus do Sul e a Segunda Guerra Mundial – Parte II
A História por detrás do ícone de Nossa Senhora de Czestochowa
As águas de Julho