
Durante o século XIX, as áreas de geografia e história se transformaram em disciplinas do campo científico. Na Europa, sobretudo, na França, o caráter científico dos estudos foi substituindo o aspecto da mera curiosidade, e institutos de pesquisas científicas tornaram-se muito populares nesse período. Por volta de 1838, no Rio de Janeiro, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em homenagem ao futuro imperador D. Pedro II, por proeminentes nomes da aristocracia imperial. Com o intuito de sistematizar os estudos históricos e geográficos no Brasil, o IHGB tinha a missão de contribuir com a formação da identidade brasileira, através da construção da história nacional. Tal empreendimento, estimulou a criação de outros institutos pelo Brasil afora, e hoje, contamos com o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e o Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul.
Em julho de 2014, acontece a primeira reunião do que viria a ser o instituto são-mateuense, fundado oficialmente, em 19 de dezembro de 2014, através da iniciativa do professor Mário Sérgio Deina e do desejo de profissionais da área de história e geografia da nossa cidade e região. Em 09 de outubro de 2015, em cerimônia realizada no Centro da Juventude, acontece a aprovação de um estatuto próprio do instituto formulado por seus colaboradores, e a nomeação para o cargo de Presidente Executivo, o historiador Deina, que atualmente continua no cargo, e dos demais respectivos cargos para a administração e funcionamento da instituição.
Hoje, o instituto é mantido pelas contribuições mensais de seus dezoito associados, possui vinte cadeiras nominadas com personalidades históricas da cidade, das quais, quatro já são ocupadas por seus membros titulares, e cinco pesquisas em andamento. A instituição dedica-se à missão de preservar, pesquisar e divulgar a história e a geografia local. Sendo assim, aproveito este espaço para convidar a comunidade são-mateuense para a cerimônia de aniversário do instituto que irá se realizar hoje, no salão nobre do Colégio Duque de Caxias, a partir das 19h00. E por fim, é claro, parabenizo o Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul pelo seu 3º aniversário! Junto a ele, quero parabenizar também, todos os meus confrades que comigo, fazem parte do IHGSMS. Tal iniciativa é muito importante para a preservação não só da história do nosso município, mas também da história de seus habitantes. Pois assim postulou Marc Bloch, um grande historiador do século XX, “a história, é a ciência dos homens no tempo”…
Instituto Histórico e Geográfico irá comemorar três anos
Equipe apresentará a posse das duas novas cadeiras da instituição, dedicadas a pessoas que colaboram com o município
Na sexta-feira (15), o Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHG/SMS) irá comemorar seu terceiro aniversário de fundação. A Instituição foi fundada no dia 19 de dezembro de 2015, mas como a data cai em meio de semana optou-se pela realização da sessão solene comemorativa na sexta-feira que antecede a data do aniversário. Paralelamente o Instituto comemora também o aniversário de emancipação política do Estado do Paraná, uma vez que a Instituição foi fundada na data de aniversário do Estado.
Na mesma oportunidade o Instituto dará posse a duas novas cadeiras da Instituição, sendo que a cadeira número três, denominada Cadeira Professora Horizontina Zimerman (Dona Titina) será ocupada pelo professor mestre Wagner da Silva (Geografia), e a cadeira de número quatro, denominada Cadeira Estefânia Janoski (Dona Estefânia) será ocupada pela professora pesquisadora Hilda Jocele Digner Dalcomuni (História).
Para tomar posse nas cadeiras os eleitos farão a defesa pública das personagens que as nominam, apresentando aspectos gerais da vida e obra de cada uma levantados ao longo das pesquisas realizadas.
Segundo o presidente do Instituto, professor mestrando Mário Deina, um grande público é esperado, considerando a relevância das duas personagens que serão homenageadas. “Tanto a dona Titina, quanto a dona Estefânia foram mulheres que abdicaram muitas vezes de sua vida pessoal para servirem à coletividade e deixaram legados importantes para a história de São Mateus do Sul”, completou o presidente.
Também são esperados visitantes de representantes de Institutos Históricos e academias de outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, uma vez que o IHG/SMS mantém contato permanente com essas instituições. O evento acontecerá nas dependências do Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias com início previsto para às 19h.
- Monte Castelo - 21 de dezembro de 2018
- Carta de despedida aos leitores - 14 de dezembro de 2018
- Quem foi a verdadeira Cleópatra? - 7 de dezembro de 2018
Comentários