Educação e Cultura

Instituto Histórico e Geográfico do município participa de grupo interdisciplinar para assessorar prédio histórico em Santa Catarina

O grupo de são-mateuenses foi convidado para colaborar com o resgate histórico da construção localizada em Irineópolis – Santa Catarina. (Fotos: Acervo Pessoal)

O Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHG/SMS) participou no sábado (15), de uma visita guiada ao Casarão da Família Domit, na cidade de Irineópolis – Santa Catarina (SC), bem tombado pelo Patrimônio do Estado e pela municipalidade local, integrando um grupo interdisciplinar com pesquisadores, professores e estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de União da Vitória, Colégio São José de Porto União – SC e a Braspol de São Mateus do Sul.

O grupo visitou a propriedade, atrativo turístico daquela cidade catarinense a convite do seu atual proprietário, o Engenheiro Civil Roberto Domit de Oliveira, que tem interesse em dinamizar o espaço, desenvolvendo projetos que possam potencializar o local e atrair mais visitantes para conhecerem a história da casa, que não guarda apenas a história da sua família – já que foi construída por seu avô –, mas armazena preciosas informações sobre a história política, econômica e social do planalto norte catarinense e do Estado de um modo geral.

O casarão continua preservado em todas as suas características, incluindo o mobiliário, utensílios domésticos e equipamentos de escritório da empresa familiar que ali existiu no início do século XX. O proprietário guiou o grupo por todos os cômodos da casa, contando a história do local e de sua família, relatando fatos pitorescos, bem como importantes visitas recebidas por seu avô no local, como vários governadores do Estado e até o ex-presidente da República Nereu Ramos.

Após a visita, os participantes se reuniram na área de convivência e relataram suas impressões apresentando opiniões e sugestões sobre as potencialidades da propriedade, no que diz respeito ao aproveitamento turístico, cultural, ambiental, educacional e de lazer, sendo que nos próximos dias apresentarão ao proprietário um relatório conciso com as propostas do grupo.

O presidente do IHG/SMS, professor mestre Mário Deina, destacou a importância da inserção do Instituto num grupo interdisciplinar de tamanha importância e com tão grande responsabilidade, e declarou na ocasião que a Instituição dispõe de quadros técnicos (doutores, mestres, bacharéis, professores e acadêmicos) suficientes para participar do assessoramento referido, especialmente no que diz respeito aos aspectos históricos e patrimoniais. Deina também agradeceu a oportunidade do convite.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Votação nos CMEI’s e escolas municipais define novos diretores das instituições
Alunos podem se inscrever na Olimpíada de Inglês
Estudantes de São Mateus do Sul ingressam em matemática e medicina pelo Enem