Cidade

Internet para Todos: São Mateus do Sul será contemplada na primeira fase do programa

Imagem Ilustrativa

O prefeito de São Mateus do Sul Luiz Adyr Gonçalves Pereira participou juntamente com o deputado federal Evandro Roman e diversas lideranças políticas do Estado, na tarde de sexta-feira (19), em Curitiba, do lançamento do programa Internet para Todos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que vai atender 80 municípios do Paraná.

O ministro Gilberto Kassab disse durante o encontro realizado na sede da Associação do Municípios do Paraná, que o projeto custou ao governo federal R$ 3 bilhões e que vai levar conexão em banda larga para cerca de 40 mil localidades de todo o país a preços reduzidos.

As conexões de internet serão feitas através Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação, que como explica Gilberto Kassab, é de propriedade do governo brasileiro. “Queremos levar internet para as localidades mais remotas e ampliar a interatividade. O satélite tem uma capacidade de vida útil de 18 anos. Dessa capacidade, 30% dela já foi disponibilizado para o Ministério da Defesa, possibilitando o monitoramento de 100% da nossa fronteira”, disse.

Os municípios poderão levar a banda larga para as localidades que não tenham conectividade. “São Mateus do Sul é prioridade para nós, está entre os 80 primeiros munícipios do Paraná que irá receber o convênio de acordo politicamente que temos com o ministro Kassab e também com o prefeito Luiz Adyr. Este é um compromisso nosso de que a Internet para Todos lá na agricultura e lá na fazenda, possa chegar da melhor forma possível”, explicou o deputado federal Evandro Roman.

Para aderir ao programa, a prefeitura precisa ser cadastrada, oferecer um terreno para instalação da antena, segurança para o equipamento, assumir o custo da energia da transmissão do sinal e aprovar na câmara de vereadores a isenção do ISS para este serviço.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul revê redução nos descontos concedidos ao pagamento dos alvarás
“Caminhos do Mate” oferece experiência de turismo rural em São Mateus do Sul
Passeata de combate ao feminicídio acontece em São Mateus do Sul