Jorge Manfroni se despede da Secretaria de Educação após 3 anos de trabalho. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

No último sábado (11), Jorge Manfroni noticiou à população são-mateuense que seria exonerado do cargo de Secretário de Educação, Cultura e Turismo. Segundo Manfroni, a decisão partiu dele, e agora o profissional voltará a assumir sua função como professor no Estado. “As aulas iniciam dia 5 de fevereiro, caso me afastasse após este período seria muito tumultuado”, explica. Márcia Franco assumiu o lugar de Manfroni à frente das Secretarias.

“Toda a retribuição da população e o carinho das crianças era de fundamental importância para nos manter sempre empenhados para fazer o nosso melhor”, afirma Jorge. Para ele, entre as principais ações realizadas dentro da Secretaria estão: a revisão de todos os contratos de colaboradores, linhas de transporte escolar e tarifas de energia elétrica – que resultou na economia que permitiu o investimento de R$ 2,5 milhões em estrutura; investimento na alimentação escolar orgânica, triplicando o valor da compra por meio da agricultura familiar; kits de uniformes escolares e materiais que gerou segurança, diminuiu o bullying e a evasão escolar por meio de igualdade para o desenvolvimento; a aproximação dos pais e responsáveis na vida escolar dos filhos; e mais de 450 vagas disponíveis para os CMEI’s.

Questionado sobre as principais dificuldades enfrentadas no início da gestão – em 2017 –, Manfroni pontua que foi necessário trabalhar o controle fiscal agregado, alocação financeira; e a eficiência operacional. “Deixarei meu nome à disposição da Educação Estadual para o que seja necessário”. O profissional termina agradecendo todos que de alguma forma fizeram parte de trajetória à frente de sua gestão nas Secretarias. “Muito obrigado por estes três anos de muito trabalho e aprendizagem.”

A nova Secretária

Márcia Franco trabalha na educação municipal há 30 anos. Ela já atuou na escola do Espigãozinho, CMEI Casulo e no ano de 1997 foi convidada para ser diretora do CMEI Bom Jesus, onde atuou por 10 anos. Em 2009 foi chamada para trabalhar na Secretaria de Educação, onde ficou responsável pelo departamento de Educação Infantil. Em 2017 novamente foi convidada pelo Prefeito Luiz Adyr para essa mesma função e agora, recebe a nova proposta para assumir toda a Secretaria. “Não será muito fácil, mas sempre gostei de desafios”, aponta.

Ela conta que sabia que Manfroni sairia do cargo em 2020, mas não imaginou que ela seria a responsável por substituí-lo. “Sempre gostei muito da minha profissão e graças a Deus tenho boas lembranças de todos os lugares que trabalhei. Quero deixar aqui as minhas considerações dizendo que trabalharei pela educação do nosso município com muita dedicação e respeito, realizando um trabalho pensado em nossas crianças.”

Confraternização de despedida e posse de Márcia Franco à frente da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.
(Fotos: Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul)
Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Rio Canoas transborda e gera preocupação em moradores
Natal Ouro Verde – Compartilhando o Amor iniciará dia 28
Veja o que abre e o que fecha no feriado de Carnaval em São Mateus do Sul

Deixe seu comentário

*