Geral

Jornal Gazeta Informativa lança sua Web TV

Captura de tela 2016-02-02 19.27.32Perto de comemorar um ano, da versão impressa, o jornal Gazeta Informativa passou a contar, na tarde de sexta-feira (29/01), com uma nova ferramenta para informar seus leitores — a Web TV, tornando-se pioneiro em São Mateus do Sul, em produção de reportagens jornalísticas audiovisuais.

Segundo a diretora e jornalista do jornal, Thaís Siqueira, a ideia de criar o canal no Youtube surgiu com o crescimento da empresa e a vontade de prosperar. “Sempre amei trabalhar com TV. Quando percebi que São Mateus do Sul necessitava de um veículo de comunicação que produzisse reportagens audiovisuais, e que eu poderia colocar todo meu conhecimento em prática, agarrei a oportunidade com as duas mãos. Com a Web TV, quero levar informação de qualidade para toda região e, claro, especialmente para São Mateus do Sul”, diz.

O jornal teve a sua primeira edição impressa lançada em março do ano passado, diferente do portal de notícias (www.gazetainformativa.com.br) que está no ar, há mais de um ano. Com uma visão empresarial séria e inovadora, a Gazeta Informativa tem a pretensão de tornar-se referência quando o assunto é notícias na região.

Dentre os diversos meios de comunicação de São Mateus do Sul, a Gazeta Informativa tem se destacado e, está conquistando diversos públicos, tornando-se aos poucos um jornal bastante lido e conceituado.

Segundo Thaís, o jornal quer estar cada dia mais integrado aos desafios dos novos tempos. “O jornal está sendo um grande desafio. Estamos sempre em busca de melhorias para garantir a relevância do impresso, sem descuidar da versão online. Agora os cuidados dobram, com a chegada da Web TV. Estamos trabalhando intensamente para que a Gazeta Informativa se torne cada vez mais conhecida. Desejamos que as pessoas conheçam o trabalho de qualidade e amor que a gente realiza”, destaca.

TV na internet

No final do ano passado, a Analysys Mason publicou uma pesquisa, sobre as principais atividades na web, que indicou uma média de 36% dos usuários assistindo vídeos online e TV na internet, perdendo para checagem de e-mail e navegação em redes sociais, ambos empatando com 44%. Esses dados provam que o vídeo online é o carro-chefe da nova fase digital. É possível perceber essa nova tendência, observando a quantidade de vídeos na timeline das redes sociais.

Segundo Alfredo Ronaldo Correa, jornalista e MBA em Gestão e produção em Rádio e TV, a internet ganha cada vez mais força, “os números comprovam que é cada vez maior a população com acesso a web. Isso abriu muitas oportunidades e uma delas é a Web TV. Se hoje quando você chega em casa e liga sua TV que não tem a instalação de uma antena via satélite ou a cabo encontra poucas opções de canais. Já com a internet, você pode assistir uma variedade de programas da região ou até mesmo do outro lado do mundo”, destaca.

A Web TV é um canal transmitido pela internet, com transmissão de vídeo gravado ou ao vivo, podendo ser assistido através de diferentes dispositivos: computadores, tablets e celulares (smartphones). Cada vez mais, cresce a produção de audiovisual para este meio. Muitas empresas tem sua própria Web TV e consegue transmitir as informações internas por meio deste canal. “O jornalismo não fica de fora da web, então muitos sites estão produzindo conteúdo escrito e acompanhado de uma reportagem em vídeo. Assim o espectador pode ler, ouvir e ver a notícia”, diz Alfredo.

Para Alfredo, a principal mudança no jornalismo são os multicanais. “A mesma notícia que você assiste na TV de casa, vai estar no site e nas redes sociais. Com o tempo vai existir maior interação do público com a notícia. Se algum tempo atrás o espectador só podia assistir e ficar quieto, hoje ele assiste e pode opinar”.

Alfredo afirma, que a tendência é que cada cidade tenha seu próprio canal. “A Gazeta Informativa sai na frente das demais lançando sua Web TV. Pensando como morador de São Mateus do Sul, eu adoraria assistir as notícias da minha cidade. Isso vai dar mais credibilidade para a informação e pode trazer mais investidores para dentro do jornal, melhorando a qualidade do conteúdo”, destaca.

Porém, tudo que é novo pode causar uma estranheza, ainda mais em cidade do interior, “não pode deixar de acreditar no projeto, é preciso ter força de vontade e perseverança. TV é apaixonante e você pode fazer o seu público se apaixonar também”, fala Alfredo.

De acordo com Alfredo, a TV consegue passar credibilidade por meio das imagens, isso faz com que este meio de comunicação tenha muita importância. “Desde a bíblia vemos que as pessoas acreditam no que elas podem ver, e o audiovisual faz isso, mostra com imagens as notícias. Isso é importante para as pessoas compreenderem melhor os fatos. Dando o exemplo do acidente em Mariana, por rádio ou por jornal seria quase impossível o mundo ter a noção do que foi aquela catástrofe”, diz.

Confira o primeiro vídeo:

O primeiro vídeo da Web TV Gazeta Informativa, já está no ar! A reportagem é sobre o estudante são-mateuense Kauã Metka Juliano (foto), de 09 anos, que foi campeão do concurso de educação ambiental Tirolzinho Transforma. O prêmio vai favorecer a escola em que estuda. Não deixe de conferir. Em breve, mais vídeos serão postados.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Curso de manicure na Vila Verde tem aula de encerramento
O horário de verão passará por mudanças em 2018
7 lições de vida repassadas por Stephen Hawking