Os livros podem ser reservados via rede social e retirados na Feira Livre do Produtor, todos os sábados. (Fotos: Acervo Pessoal)

O jovem são-mateuense Igor Silva de Lima é o organizador do Sebo Livrar, projeto que teve início no último sábado (24). Sebo, como sinônimo de loja de livros usados, é um fantástico brasileirismo de linguagem, que surgiu a princípio como gíria. Sua origem é múltipla, mas o fato é que a proposta de oferecer livros com preços mais modestos, fomenta a leitura em diversas cidades brasileiras.

De acordo com o criador da ideia, o interesse pela leitura e pelos sebos online, foi o ponto de partida para o início da empreitada. “Além do meu interesse particular pela leitura e livros no geral, a vontade de fazer algo diferente em nossa cidade me motivou. Criei o Sebo Livrar de acordo com as minhas condições e o que pude fazer foi algo móvel”, destacou ele.

Incentivo à leitura e apoio

O jovem comentou sobre os desafios para colocar em operação o Sebo Livrar. “Com a grande ajuda de meu padrasto, sem a qual nada teria sido possível, montamos do zero a carretinha. Escolhemos esse formato por ser algo mais prático para mim, pois só preciso dela, da bicicleta e dos livros. O espaço acaba não sendo de grande capacidade para armazená-los, mas foi a opção que estava ao meu alcance”, refletiu Igor.

O Sebo Livrar é uma iniciativa voltada a oferecer livros usados com preços mais acessíveis à população são-mateuense.

De acordo com ele, a escolha da Feira Livre do Produtor se deu em função da hospitalidade do local. “É um lugar da cidade que sempre gostei e que a maioria das pessoas, de todos os jeitos, frequentam. Conversei com o pessoal responsável e eles me apoiaram na hora”, agradeceu o jovem.

Como funciona o Sebo Livrar?

Igor ainda comentou sobre o funcionamento do empreendimento. “Sábado passado foi meu primeiro dia e a ideia é ir todos os sábados. Estou postando fotos no Instagram aos poucos e quem desejar já pode reservar o livro via rede social, para retirar na Feira. Estou apenas começando e aprendendo aos poucos, tudo é experimento”, comentou ele.

A iniciativa irá acontecer todos os sábados na Feira Livre do Produtor, bem como constantemente
através do Instagram @sebolivrar.

Após iniciar com livros próprios, o jovem investiu e recebeu doações. “Sebo é algo difícil de garimpar, ainda mais em nossa cidade. Acaba sendo algo mais limitado à internet, mas mesmo assim a ideia é ir diversificando para atender as necessidades das pessoas”, destacou o são-mateuense.

Literatura na cidade

Por fim, Igor refletiu sobre o intuito principal do Sebo Livrar. “A ideia também é aproximar as pessoas da literatura, trazendo livros para um lugar onde várias pessoas frequentam”, encerrou o jovem. O Sebo Livrar está operando através do Instagram, através do endereço eletrônico instagram.com/sebolivrar/ e da marcação @sebolivrar. Além de incentivar a leitura, o jovem escreveu em 2019 um livro de poesias autorais, intitulado “Galeria de Imperfeitos Versos Livres”.

Além de incentivar a leitura através da mais recente iniciativa, Igor Silva de Lima escreveu em 2019 um livro de poesias autorais, intitulado “Galeria de Imperfeitos Versos Livres”.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Secretaria de Educação divulga balanço de vagas em CMEIs de São Mateus do Sul
Alunos do curso de Química debatem sobre a criação de uma usina nuclear em uma cidade hipotética
Apresentação e Oficina de Teatro serão realizados gratuitamente em São Mateus do Sul