
No último sábado (21), a equipe médica responsável que atua junto à Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA-PR), esteve no Hospital São Camilo, situado na cidade vizinha de União da Vitória. Foi realizada então, a coleta de órgãos a serem transplantados em indivíduos que aguardam na longa fila de espera em nosso estado. O são-mateuense Cleiton Popenda Hulk, de 22 anos de idade, morador de São Mateus do Sul, foi um dos doadores.
Infelizmente, o jovem se envolveu em um acidente no último dia 14, tendo sua morte cerebral confirmada posteriormente. A ação de coleta e transporte dos órgãos foi realizada com o apoio do avião Caravan, utilizado pela Casa Militar do Paraná. A 6ª Regional de Saúde de União da Vitória emitiu a seguinte nota de agradecimento aos familiares do doador e à SESA: “Fazemos um agradecimento muito especial aos familiares do doador que em momento tão delicado de perda se sensibilizaram e autorizaram a doação dos rins, coração, fígado e baço. Este processo só é possível através da atuação conjunta do hospital, da 6ª Regional e da SESA”, comentou Paula Fernanda Krzyzanowski, diretora da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória.

Doação de órgãos
De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Paraná se manteve líder em doações e transplantes de órgãos no primeiro semestre de 2020. As informações mostram que nosso estado atingiu a marca de 44,1 doações de órgãos efetivas por milhão de população (pmp), estando muito acima da média nacional que fechou em 15,8 pmp.

O secretário da Saúde, Beto Preto, comentou sobre a situação. “O trabalho eficiente e estruturado do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR) se manteve mesmo em meio ao enfrentamento da pandemia. Isso representa que o Estado tem mantido o compromisso com as famílias paranaenses de continuar salvando vidas”, destacou ele. De janeiro a junho de 2020, o Paraná registrou 558 notificações de potenciais doadores e 252 doações efetivas, que corresponderam a 385 transplantes de órgãos realizados no estado.
Dia Nacional do Doador de Sangue
A Secretaria de Estado da Saúde celebrou nesta última quarta-feira (25), o Dia Nacional do Doador de Sangue, ressaltando a importância destes atos de amor e solidariedade. “Embora estejamos em meio a uma pandemia, lembramos que os tratamentos para câncer, transplantes, doença falciforme e talassemia não foram interrompidos neste período. Estes pacientes necessitam de doações constantes para dar continuidade aos procedimentos”, frisou o secretário.

A diretora do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), Liana Labres de Souza também endossou o discurso que valoriza a importância da contribuição da sociedade nesses momentos. “Nossa necessidade é diária, precisamos que os paranaenses continuem sendo solidários e nos ajudem a manter os estoques de sangue que podem salvar muitas vidas”, encerrou ela.
- Artista local desenvolve belas pinturas que fazem referência à cultura polonesa - 28 de janeiro de 2022
- ABC da Escrita atua na transformação de sonhos em textos - 21 de janeiro de 2022
- ONG 4 Patas realiza pausa em suas atividades, correndo risco de encerramento do trabalho voluntário - 21 de janeiro de 2022
Comentários