A viagem aconteceu através do projeto “Jovem Destaque” e as despesas são pagas pelo próprio Rotary. Gabriel Guimarães reside no distrito de Fluviópolis e está há seis meses no intercâmbio nos Estados Unidos. (Fotos: Acervo Pessoal)

Gabriel Guimarães, de 17 anos, é natural de Fluviópolis, distrito de São Mateus do Sul, e está realizando um intercâmbio nos Estados Unidos pelo Rotary Club Xisto do Iguaçu, através do projeto Jovem Destaque. Estando há 6 meses no país norte americano, Gabriel está vivenciando uma experiência única em sua vida.

De acordo com Roberto Gliese, presidente do Rotary Club Xisto do Iguaçu, os intercâmbios são ações que acontecem com frequência entre os Rotary’s de todo o mundo, e implicam em uma série de despesas para a família do intercambista, como taxas de inscrição – que cobrem custos do programa de intercâmbio –, passagens, seguro saúde e demais ações, tornando essas viagens inacessíveis para pessoas com baixo poder aquisitivo. “Pensando nisso, o distrito 4730 do Rotary, aquele que pertencemos, criou a modalidade ‘Jovem Destaque’, para atender jovens de baixa renda que sejam proeminentes na sua comunidade. Nessa modalidade, o distrito e o clube dividem entre si os custos que de outra forma deveriam ser cobertos pela família do intercambista”, explica.

Gliese informa que esse é um processo seletivo rigoroso e as vagas são limitadas dentro de todo o distrito. Após a manifestação de interesse do Gabriel para realizar o intercâmbio, o Rotary viu que ele se enquadrava no perfil de um “Jovem Destaque”, e dessa maneira a inscrição para o intercâmbio foi feita. “Ele passou no processo seletivo com louvor e nós trabalhamos no sentido de buscar os recursos para financiar a ida dele. O distrito cobriu as taxas e a passagem, e o clube o seguro saúde, custos de obtenção de visto, inclusive a viagem dele e da acompanhante que o levou até o país de intercâmbio”, diz. O Rotary conta que também tiveram a ajuda de levantamento de recursos através da diretora Marta Regina Centa, do Colégio Estadual do Campo Prof. Eugênio de Almeida, onde Gabriel estudava.

Fazem seis meses que o jovem foi viver um sonho, e a viagem está sendo incrível a cada dia que passa. “Sinceramente não é fácil sair de sua zona de conforto e ir para o ‘desconhecido’, aprender uma nova cultura, fazer novos amigos, aprender uma nova língua… Cheguei em um lugar onde não sabia falar o idioma, mas que, com o passar do tempo eu consegui. Nada na vida é fácil, porém não é tão difícil quanto parece. Eu persisti e ainda persisto, eu consegui e continuo conseguindo”, testemunha o jovem, que já visitou lugares como Supai Havasu Falls, Grand Canyon, Califórnia, Disney e participou do tradicional Halloween americano.

“Durante o mês de novembro, eu realizei algumas apresentações sobre o Brasil em algumas aulas. A minha primeira apresentação foi na aula de álgebra II e fiquei super feliz pelo interesse dos alunos em querer saber mais sobre o país. Na aula de ciências, a professora só me permitiu realizar a apresentação se eu fizesse alguma comida brasileira para os alunos, então fiz brigadeiro. Aliás, brigadeiro sempre faz sucesso aqui”, garante.

Gabriel fica hospedado em casa de famílias rotarianas durante todo o tempo de viagem e interage com intercambistas de outros países. “Eu aprendi a ter a mente aberta à uma realidade e novas possibilidades. Realmente, eu fiz e faço de tudo para que cada lugar em que eu for, uma lembrança minha fique lá, marcada em cada pessoa que eu conhecer, conversar e também levo comigo o conhecimento e a lembrança de cada uma delas. Sou grato ao Rotary distrito 4730 e ao Rotary Club São Mateus do Sul – Xisto do Iguaçu pela confiança que tiveram em mim e por toda a ajuda que recebi. Agradeço à todas as pessoas rotarianas e não rotarianas que me ajudaram a realizar o meu sonho. Sem vocês, eu não estaria aqui hoje. Obrigado a cada um!”

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
3ª reportagem da série “O Desabafo do Professor”
Estudantes são-mateuenses vencem competição nacional de aerodesign
5ª edição do Dia do Anjo arrecadou mais de R$ 17 mil em São Mateus do Sul

Deixe seu comentário

*