Esporte

Jovens são-mateuenses se destacam no 65º Jogos Escolares do Paraná

Equipe do basquete do Colégio Estadual São Mateus também participou da fase macrorregional pela primeira vez, representando nosso município. (Fotos: Arquivo Pessoal)

A fase regional do 65º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), aconteceu no município de Bituruna entre os dias 8 a 14 de junho, e contou com cerca de 135 atletas são-mateuenses que disputaram os Jogos Escolares Municipais (JEMP’s).

Para essa participação, eles foram os primeiros colocados municipais nas diversas modalidades esportivas, dentre futebol de salão, basquetebol, voleibol, vôlei de praia, handebol e atletismo.

O 65º JEPS faz parte dos jogos oficiais do Estado, que são organizados pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Núcleos Regionais de Educação (NRE) e Escritórios Regionais do Esporte e do Turismo (ERET’s), com apoio das Prefeituras Municipais. A competição é destinada à alunos matriculados na Rede Regular de Ensino (Educação Básica) e/ou Rede Conveniada de Ensino (ACD).

Atleta Derick Moreira do Colégio Estadual São Mateus ficou na 2ª colocação no arremesso de peso categoria masculino A na fase macrorregional dos JEP’s com a marca de 11,42 metros.

No 65º JEP’s, cujos resultados servem de base para a convocação da delegação que disputa os Jogos Escolares da Juventude, há um importante processo de socialização. Instituições públicas e particulares competem entre si nas quadras, campos, tatames e piscinas, embalados pelo sonho de alcançar o seu objetivo. Somente essa busca pelo melhor desempenho pessoal já é uma lição para a vida. Já para aqueles cujo potencial e talento se destacam, esse pode ser o primeiro estágio para se desenvolver uma promissora carreira esportiva.

Dentro desse contexto, os Jogos Escolares do Paraná chegam este ano a uma edição histórica: a sexagésima quinta. Décadas de legado que transformaram essa competição na maior da América Latina em nível escolar, integrando, em todas as suas fases e modalidades, aproximadamente 100 mil pessoas, entre atletas, técnicos, árbitros, dirigentes e organizadores.

Na fase disputada na cidade de Bituruna, jovens das categorias A que tem entre 12 e 14 anos e B, aqueles com idade entre 15 e 17 anos, representaram São Mateus do Sul muito bem, obtendo alguns dos melhores resultados da história dos jogos em relação ao nosso município, garante o professor Carlos Eduardo de Oliveira, que trabalha na Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Smetur).

Carlos enfatiza os principais destaques da competição regional: o time do voleibol masculino A, campeão com o Colégio Estadual do Campo do Lajeado; o futsal masculino B, campeão com o Colégio Estadual Duque de Caxias; o vôlei de praia do Colégio Estadual do Campo Professor Eugênio de Almeida; no atletismo, dois alunos do Colégio Estadual São Mateus no arremesso de peso; e em provas de fundo, alunos do Colégio Estadual Paulo Stencel.

Atletas do Colégio Estadual do Campo Professor Eugênio de Almeida, foram classificados para a fase estadual no vôlei de praia.

Os primeiros colocados da fase regional foram para a macrorregional, a qual contempla os Núcleos Regionais de Educação (NRE), das cidades de Ponta Grossa, Irati e Guarapuava, além de União da Vitória. Os atletas são-mateuenses disputaram esta fase entre os dias 19 e 24 de junho na cidade de Prudentópolis e novamente fizeram bonito.

A equipe de vôlei de praia masculino A do Colégio Estadual do Campo Professor Eugênio de Almeida foi classificada para a fase final estadual, a equipe do basquete masculino A do Colégio Estadual São Mateus, e os atletas do atletismo que participaram da prova de arremesso de peso também conseguiram sua vaga na final. A fase final será disputada na cidade de Campo Mourão entre os dias 4 a 11 de agosto.

O professor, que já conhece muito bem a realidade dos jogos, especificamente cada uma de suas fases, comenta que os jogos são escolares, portanto a inscrição das equipes é de responsabilidade de cada instituição. “Cabe a Smetur colaborar principalmente com o transporte para esses alunos através da Prefeitura Municipal, que por sua vez investe cerca de R$ 25 mil na contratação de ônibus.”

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus do Sul terá primeiro torneio de estilingue neste fim de semana
Campeonato Municipal de Futsal inicia nesta quarta (12)
São-mateuense é eleita Musa do Coxa 2020