Esporte

Jovens são-mateuenses se destacam no Campeonato Sul Brasileiro de Capoeira

Janifer Padilha Owsiany levou o primeiro lugar, e Adrian Matheus Furtado Cruz o terceiro. (Foto: Acervo Pessoal)

O esporte são-mateuense está ganhando grande destaque nos últimos anos. Nas diversas modalidades, os atletas mostram que a força de vontade e a determinação são fundamentais para o preparo físico e os bons resultados. No último domingo (30/09), aconteceu o Campeonato Sul Brasileiro de Capoeira, organizado pelo Grupo Muzenza. O evento foi sediado na capital Curitiba.

Os jovens Jenifer Padilha Owsiany, de 16 anos, e Adrian Matheus Furtado Cruz, de 17, conquistaram ótimos resultados, e se destacaram no campeonato. Os atletas são treinados pelo Professor Jairo Vieira Furtado do Grupo Muzenza de capoeira em São Mateus do Sul.

Jenifer, conhecida na capoeira como Elastiquinho conquistou o primeiro lugar, consagrando-se bicampeã do Sul Brasileiro. Já Adrian atleta conhecido na capoeira como Mascote, conquistou o terceiro lugar. As categorias do evento se dividiam em feminina juvenil 16 e 17 anos; e masculino juvenil 16 e 17 anos.

“Parabenizo os dois pelo desempenho, pois o resultado obtido é consequência de todo esforço dos jovens nas aulas. Como qualquer outra modalidade esportiva a capoeira exige dedicação, esforço e disciplina. Estou muito feliz pela conquista e por fazer parte disso. Desejo todo sucesso para os dois”, parabeniza o Professor Jairo. Ele também agradece o apoio que a Prefeitura Municipal deu aos atletas para o campeonato.

O campeonato envolveu participantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e alguns atletas na região do nordeste brasileiro. As provas tiveram como critério a técnica, objetividade e fundamentos. Jairo conta que os atletas realizaram jogos de capoeira e foram avaliados por três jurados. As notas são somadas para o final do resultado.

Originalmente a capoeira era uma luta mortal criada pelos negros africanos escravizados em terras brasileiras com o intuito de sobrevivência. Na atualidade, a técnica é utilizada para trabalhos sociais e educacionais.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus vence equipe do Duque de Caxias de Curitiba pelo Paranaense Sub17 de Basquetebol
São Mateus Futsal estreia no Campeonato Paranaense de Futsal Série Bronze sábado (20)
Atletas de quase 40 municípios participam da 1ª Meia Maratona de São Mateus do Sul