Região

#JuntosPeloBernardo: menino recebe a primeira dose do medicamento e os resultados já aparecem

Bernardo Fantin Souza é morador de Lapa – Paraná e mobilizou muitos moradores são-mateuenses na campanha de ajuda para a compra de medicamento. (Foto: Divulgação)

Você lembra da campanha “Juntos pelo Bernardo” mobilizada por moradores de São Mateus do Sul? A mobilização buscava a arrecadação de dinheiro para o tratamento de saúde do pequeno lapeado Bernardo Fantin Souza para a compra do medicamento Spinraza em combate a Atrofia Muscular Espinhal (AME) Tipo 1.

Depois de muita luta, no dia 24 de janeiro, Bernardo finalmente recebeu a primeira dose do medicamento Spinraza, que foi aplicada no Hospital Pequeno Príncipe. O remédio chegou em Curitiba no mês de dezembro e desde essa data houveram preparativos para que a aplicação produzisse um melhor efeito no organismo do menino. Foram intensificadas algumas terapias essenciais como fonoaudiologia, fisioterapia motora, fisioterapia respiratória, realização de exames, aplicação de remédios e alimentação especial com acompanhamento de nutricionista.

O objetivo é potencializar o efeito da Spinraza para que Bernardo possa recuperar sua capacidade motora mais rapidamente. Nessa primeira etapa, ele recebeu uma das quatro doses iniciais que devem ser aplicadas num período de 60 dias. A próxima aplicação está marcada para dia 07 de fevereiro e as próximas duas seguirão um intervalo de 15 dias cada. Para manter o tratamento, o garoto vai precisar receber uma dose do medicamento a cada 4 meses para o resto da sua vida.

Quando Bernardo voltou para casa, no dia 25, ele teve uma reação ao medicamento, chamada disautonomia, que consiste no funcionamento inadequado do sistema nervoso autônomo, responsável pelo controle das funções inconscientes do corpo. Os batimentos cardíacos do menino ficaram inferiores a 100 (a média para crianças é de 120 a 140 batimentos por minuto) e a sua temperatura corporal ficou em 35º. O caso se repetiu no dia seguinte e houve também um aumento de secreção no pulmão, porém, todos esses sintomas são controláveis e após receber os cuidados indicados ele vem se recuperando conforme o esperado.

Recentemente, na página do Facebook Juntos pelo Bernardo – AME Tipo 1 foi publicado um vídeo de Bernardo fazendo movimento de pinça com os dedos enquanto assistia desenho, sinal que o Spinraza está fazendo efeito e que todo o preparo feito pelos profissionais envolvidos foi crucial para o desenvolvimento de suas primeiras funções motoras.

A LUTA CONTINUA

Para dar continuidade ao tratamento o pequeno Bernardo vai precisar ainda de muitos recursos, e a ajuda de todos é fundamental.

COMO AJUDAR

Depósito bancário em nome de:

Bernardo Fantin Souza

CPF: 127.462.439-89

Banco Caixa Econômica

Agência 0393

Operação 013

Conta Poupança 16314-7

Banco Bradesco

Agência 0954-7

Conta poupança 1001904-4

Banco Itaú

Agência 3738

Conta poupança 25927-8 / 500

Vakinha online:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ame-o-bernardo-fantin

Fonte: Canal da Cidade.

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Pescadores são presos em São João do Triunfo por pesca predatória
De acordo com testemunha, o avião que matou o deputado estava com falha no motor
Obras de pavimentação asfáltica da PR-364 prosseguem em 2020