Educação e Cultura

Karolinka promove em março oficina de Pisanki

Artesanato tradicional consiste na pintura de ovos, que através de suas cores e desenhos simbolizam bons desejos para a vida de quem os recebe. (Imagem Ilustrativa)

O grupo folclórico polonês Karolinka inicia o ano de 2016 com mais novidades para a comunidade de São Mateus do Sul. Nos dias 5 e 6 de março, será realizada a oficina de Pisanki, tradicional artesanato polonês que consiste na pintura de ovos. A oficina é aberta à comunidade, porém com vagas limitadas. As inscrições poderão ser feitas entre 22 a 29 de fevereiro, pelo telefone 3532-3024 ou pela FanPage: facebook.com/grupokarolinka. A oficina ocorre por meio do projeto “Tradição em movimento”, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal.

O ovo, há milhares de anos, é considerado um ornamento decorativo e religioso. Achados arqueológicos comprovam a prática milenar de decoração de ovos em muitos países tais como China, Oriente Médio, Alemanha, Lituânia, Ucrânia e Polônia. Símbolo sagrado, da criação, cercado por crenças e lendas, o ovo originalmente representava a vida e o Universo. Mais tarde, adotado pelo Cristianismo, o ovo passou a ser considerado também símbolo da ressurreição, da esperança, da renovação.

Na Polônia, o ovo é um dos alimentos tradicionais na Páscoa e simboliza vida nova. Na decoração, os ovos mais utilizados são os ovos de galinha e de madeira. No entanto, podem ser utilizados ovos de outras aves como pato, ganso, codorna e avestruz. O mais antigo ovo de Páscoa polaco foi encontrado a partir do décimo século nas proximidades de Opole e Wroc?aw.

Tradicionalmente os ovos são elaborados durante a última semana da Quaresma, na semana da Páscoa, para serem abençoados no Sábado de Aleluia, ocasião em que ocorre a Benção dos Alimentos, “?wi?cónka“. Os ovos ornamentados são conhecidos sob um termo geral “pisanki“, palavra derivada do verbo “pisa?” que significa escrever. Considerados místicos, com poderes de cura, prosperidade e saúde, os ovos através de suas cores e desenhos simbolizam bons desejos para a vida de quem os recebe, como felicidade, amor e paz.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
As atividades da Apae durante a quarentena
Exposição em comemoração aos 108 anos de São Mateus do Sul é realizada
Instituto Histórico e Geográfico do município participa de grupo interdisciplinar para assessorar prédio histórico em Santa Catarina