Educação e Cultura

Karolinka retorna do Festival de Joinville com sensação de dever cumprido

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foram meses de preparação para voltar a participar do maior festival de dança do mundo, desde o planejamento, escolha da coreografia e ensaios para aperfeiçoamento. Assim, o Grupo Folclórico Polonês Karolinka foi um dos sete grupos folclóricos escolhidos para se apresentar no Festival de Dança de Joinville, após passar por três etapas de seleção, com mais de 3 mil trabalhos inscritos – do Brasil e do exterior.

A apresentação aconteceu na noite de sábado (23/07), com a dança Krakowiak. Desta vez, o grupo não ficou entre os três primeiros colocados, mas trouxe uma experiência muito enriquecedora na bagagem. O campeão de 2016 foi o Grupo Folclórico Tropeiros Do Litoral, de Santa Catarina; seguido pela Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff, também de Santa Catarina, e pela Academia Elizabeth Vinader, do Paraguai.

A participação foi marcada por estreias: dos 12 dançarinos, sete eram estreantes no festival. Além disso, esta foi a primeira vez de Rafael Guimarães de Lima como coreógrafo em Joinville, apresentando a coreografia montada por Paulo Scardazan.

No dia seguinte à apresentação, os grupos concorrentes tiveram uma reunião com os jurados, que passaram suas impressões sobre cada concorrente. “Os jurados apontaram algumas oportunidades de melhoria. São análises muito importantes que contribuem para o crescimento do Karolinka. Agora vamos trabalhar e nos aprimorar, focando já na participação no próximo ano”, destaca Iris Janoski, dançarina do grupo e coordenadora do projeto Tradição e Movimento. Por meio deste projeto, patrocinado pela Petrobras e Governo Federal, a instituição mantém, além do grupo de dança, o coral e as aulas de língua polonesa.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Professoras e enfermeiras recebem capacitação em alimentação saudável
150 alunos realizam mobilização no Colégio São Mateus contra proposta de remanejamento de turmas do ensino noturno no PR
Colégio São Mateus divulga data de jantar em comemoração aos 100 anos