Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

Kits de Clareamento Dental: dentes mais brancos?

Imagem Ilustrativa

Atualmente, com o crescente enfoque dado a estética, é cada vez maior o número de pessoas que, com a intenção de melhorar a aparência, procuram pelo clareamento dental. Podemos dizer que o clareamento dental “virou moda”.

Quando a gente pensa em clareamento dental, logo nos lembramos dos kits clareadores mostrado em propagandas de TV e que, facilmente, encontramos em supermercados, lojas e até na internet. No entanto, a intenção de tornar o sorriso mais bonito pode trazer consequências indesejáveis.

O uso de kits clareadores caseiros sem a correta indicação apresenta riscos variados, uma vez que as diferentes concentrações podem trazer como consequência a hipersensibilidade dos dentes. Outras consequências da utilização incorreta dos kits clareadores são as agressões e queimaduras causadas na gengiva, na bochecha e nos lábios, quando o produto é aplicado em grande quantidade ou vaza da moldeira. Há ainda casos de queimação, e outros problemas gastrointestinais, resultado da ingestão do gel clareador.

Embora esses kits clareadores sejam de fácil acesso e pareçam fáceis de usar é importante ficar atento ao fato de que existem contraindicações. Outra informação importante é que cada pessoa possui uma necessidade individual, seja na concentração do produto clareador ou no tempo de uso, e só um dentista poderá fazer uma avaliação precisa de cada caso.

Recentemente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) passou a proibir a venda de clareadores dentais sem a prescrição do dentista. A medida foi aprovada no início de Janeiro de 2015. Segundo a resolução, será necessária a prescrição de um dentista para a venda de clareadores dentais que contenham uma concentração maior do que 3% da substância clareadora. Além disso, esse produto só poderá ser vendido em farmácias e não mais em supermercados e na internet e a embalagem deverá conter uma tarja vermelha com o aviso “Venda sob Prescrição Odontológica”.

Caso você esteja pensando em fazer um clareamento, procure um profissional para esclarecer as dúvidas e analisar a real necessidade. O profissional indicará a melhor forma de clareamento reduzindo significativamente os riscos e trazendo os efeitos desejados para um sorriso mais branco.

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Como cuidar da sua Dentadura
A equipe odontológica: Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)
Dente do Siso: Conhecendo um pouco mais