Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

Lábio Leporino

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

A formação do lábio ocorre por volta dos 35 dias de vida uterina, no entanto, alguns fatores – genéticos e não genéticos – podem alterar o desenvolvimento ocasionando malformações. Essas alterações são denominadas de fissura labial e fissura palatina (no céu da boca), popularmente conhecidas como lábio leporino.

Podemos dividir essa alteração em dois grupos, a fissura labial – que pode estar associada ou não com a fissura palatina – e a fissura palatina isolada.

A fissura labial é uma abertura que começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em duas partes. Pode se localizar somente no lábio ou estender-se até a região entre os dentes (incisivo lateral e canino), atingir a gengiva, o maxilar até chegar ao nariz. Ela pode ser completa ou incompleta, unilateral (somente em um lado) ou bilateral (quando ocorre nos dois lados), de forma simétrica (de forma igual nos dois lados) ou assimétrica, além de poder estar associada ou não com a fissura palatina, como mencionado acima.

Na fissura palatina a abertura atinge todo o céu da boca e a base do nariz, estabelecendo uma comunicação direta entre a boca e o nariz. Essa fissura é um pouco mais grave que a fissura labial, no entanto, para ambos os casos existem cirurgias corretivas.

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Como já foi dito, não se sabem as causas ao certo. No entanto, alguns fatores de risco estão associados como: deficiências nutricionais e algumas doenças maternas durante a gestação, alguns medicamentos, o hábito de fumar, a ingestão de bebidas alcoólicas e a hereditariedade.

O lábio leporino traz problemas que vão além da estética. Os problemas causados incluem dificuldade pra se alimentar, problemas respiratórios, problemas de fala, alteração na dentição, entre outros. Além disso, questões emocionais e problemas no convívio social também estão relacionados.

O tratamento para essa alteração é a correção cirúrgica, mas somente o médico poderá dizer o tempo ideal para realizar a cirurgia, sendo que cada caso tem uma indicação específica. O tratamento começa com o recém-nascido e pode se estender até os 18 anos, ou seja, é um tratamento longo. Além disso, durante esse período o paciente é acompanhado por profissionais de diferentes áreas, médicos especialistas, dentistas, fonoaudiólogos entre outros.

REFERÊNCIAS

www.drauziovarella.com.br/crianca-2/labio-leporinofenda-palatina
www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Information/Articles/Oral-and-Dental-Health-Basics/Medical-Conditions/Cleft-Lip-Palate/article/What-is-Cleft-Lip-Cleft-Palate.cvsp
www.scielosp.org/pdf/rbepid/v7n4/05.pdf

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Ano novo, sorrisos novos
O que é tratamento de canal?
Medicamentos Fitoterápicos na Odontologia