Cidade

Lar São Mateus está passando por reforma

A estrutura da entidade está presente no município há quase 100 anos e está passando por reforma devido aos problemas decorrentes de infiltrações e cupins. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

O Lar São Mateus está passando por uma reforma. A entidade foi fundada em 1971 e atualmente atende 135 crianças de 5 a 10 anos de idade.

Localizado na Rua 21 de Setembro, 280, Centro de São Mateus do Sul, o prédio da entidade possui quase 100 anos de existência, e é um exemplo da arquitetura de madeira da época da colonização municipal.

O prédio onde hoje encontra-se as instalações do Lar São Mateus foi projetado oficialmente para ser o hospital da cidade. Inaugurado em 1921, a estrutura serviu para essa finalidade até o ano de 1970.

Segundo o livro histórico de 100 anos de São Mateus do Sul, o Lar São Mateus foi criado com o objetivo de atender idosos desamparados e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento da fraternidade.

Em 1977, por falta de pessoas idosas a serem atendidas, o Lar São Mateus passou a trabalhar com o público infantil. Em 2010 iniciou o atendimento exclusivo para a faixa etária de 5 a 10 anos, a qual permanece até os dias de hoje.

Por se tratar de uma obra quase centenária, a estrutura do Lar São Mateus passa por inúmeras precariedades, como infiltrações e cupins. A atual reforma teve início no dia 6 de abril. A entidade gastará em torno de R$ 34 mil, para a finalização dessa obra. “Toda essa verba veio das doações do imposto de renda do ano de 2016”, explica Rita de Cássia Rosa Portella Furtado, diretora do Lar.

Reformas na área externa e interna estão sendo realizadas, como a troca de forros e assoalhos que estavam danificados com o passar do tempo. Andando pelas salas de aula, é perceptível os estragos ocasionados na decorrência dos anos. “Essas danificações trazem risco para nossas crianças e funcionários. Pensando na proteção de todos, essa reforma está sendo realizada”, afirma Rita.

Por se tratar de uma entidade de assistência social e sem fins lucrativos, o Lar São Mateus além de contar com a colaboração da Prefeitura Municipal, doações de contribuintes, empresas locais, clubes sociais, projetos e promoções, também necessita de ajuda de voluntários para manter a estrutura e as ações desenvolvidas.

“Sempre realizamos promoções para arrecadar fundos para a entidade, como por exemplo o tradicional Festival de Sopas e Sobremesas”, comenta a diretora. Ela reforça que a ajuda voluntária também é de fundamental importância para a realização dos trabalhos feitos na entidade. “Todo apoio é bem-vindo!”

Trabalhando com atividades diferenciadas através de oficinas (dança, literatura e teatro, informática, artes manuais e educação física), em período diferenciado ao turno escolar, o Lar São Mateus prioriza trazer para o cotidiano das crianças proteção social básica, qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e de cidadania, com uma equipe de profissionais capacitados para suprir todas as necessidades educacionais e sociais, através da afetividade e carinho com as crianças.

Além dessa reforma, outros projetos estruturais estão sendo planejados pela entidade, e logo mais será divulgado para a população são-mateuense.


O Lar São Mateus trabalha com crianças de 5 a 10 anos de idade, com atividades de contra turno escolar para melhorar o desenvolvimento cognitivo.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Estádio Municipal Olívio Wolff do Amaral dá sinais de vida
Motoristas de transporte escolar em São Mateus do Sul deverão ser habilitados na atividade
Missão Técnica Internacional é realizada com sucesso