Geral

Lar São Mateus organiza o 28º Festival de Sopas e Sobremesas

O evento acontecerá no dia 7 de julho, às 19h30, no Salão Paroquial da Paróquia São Mateus. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

No dia 21 de junho iniciou o inverno em todo território nacional. Junto dessa época do ano, a gastronomia se torna diferenciada no cardápio de nossa casa e também nas festividades por todos os lugares, principalmente na região sul. As composições de pratos quentes aguçam a criatividade na hora da criação das receitas e impulsionam o paladar de muitas pessoas para amenizar as baixas temperaturas.

Junto disso, a elaboração de sopas está na lista dos pratos quentes mais queridos entre os brasileiros. Você conhece a história da sopa? De acordo com estudos feitos, é muito provável que o prato foi inventado na idade da pedra, junto da descoberta do fogo.

Após a criação do utensílio que dava a oportunidade de aquecer a água no fogo, a sopa passou a fazer parte da alimentação. Obviamente, não são as sopas elaboradas como conhecemos hoje, mas provavelmente de caça, vegetais ou ervas cozidas em água. Na Idade Média as sopas tornaram-se muito populares agradando todas as classes sociais. Muito condimentadas e pesadas, com muito toucinho e temperos.

Com o aprimoramento no cozimento, as sopas ganharam sofisticação e diversas novas receitas. Nesse espírito culinário, o Lar São Mateus estará realizando no dia 7 de julho, o 28º Festival de Sopas e Sobremesas.

O evento acontecerá nas dependências do Salão Paroquial da Paróquia São Mateus, com início às 19h30. “Esse evento já se tornou uma tradição entre os moradores do município”, destaca Rita de Cássia Rosa Portella Furtado, diretora do Lar.

Por se tratar de uma entidade de assistência social e sem fins lucrativos, o Lar São Mateus além de contar com a colaboração da Prefeitura Municipal, doações de contribuintes, empresas locais, clubes sociais, projetos e promoções, também necessita de ajuda de voluntários para manter a estrutura e as ações desenvolvidas.

“Para a realização do Festival, contamos com a ajuda voluntária de pais, funcionários e a comunidade que se sensibiliza com a causa e colabora conosco”, diz Rita. O cardápio contará com as seguintes sopas: Barszcz (sopa de beterraba); Capeletti; Caldo Verde; Húngara; Mandioquinha; e Udon (sopa japonesa).

Para as sobremesas, o cardápio será variado entre tortas, pudins e diversos doces para agradar o paladar das pessoas presentes. Os ingressos são limitados, no valor de R$ 35,00 adulto e R$ 15,00 o infantil (5 a 10 anos). A compra pode ser efetuada através do telefone (42) 3532-1136 e 98856-4249. Na mesma ocasião acontecerá um binguinho entre os participantes em que o valor está incluso na compra dos ingressos.

A diretora afirma que os recursos arrecadados serão destinados para a melhoria na estrutura da entidade, que está no município desde 1971. “A participação da comunidade é essencial para o sucesso do evento. Conto com a presença de todos vocês”, convida.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Morador de São Mateus do Sul procura família biológica
Papai Noel chega de camaro e presenteia alunos no Lar São Mateus
Prova do SAMU muda de data e amplia recebimento de currículos