Iniciamos hoje nesse novo espaço agradecendo o apoio e comentando que trataremos de diversos assuntos ligados a livros, literatura e leitura, com uma pitada de cultura geral. Esperamos que apreciem.

Muito se fala da importância da leitura, mas é preciso compreender melhor, para melhor difundir a importância dos livros e da leitura infantil. Lembrando que a leitura é uma tarefa muito necessária e não é apenas responsabilidade dos professores e escolas, mas dos pais e responsáveis, que também devem estar cientes dos benefícios que a prática da leitura traz.

Para as crianças, aprender a ler é um momento que marca o início de novas descobertas e possibilidades. Por isso é fundamental que a escola, em conjunto com a família, incentive o hábito da leitura nas crianças desde os primeiros anos escolares. Mas é necessário propor atividades que incentivem a leitura de forma dinâmica e despertem o interesse e curiosidade dos pequenos, nunca algo imposto. Pior ainda quando se utiliza a leitura como castigo, com certeza está acabando com um possível futuro leitor. Infelizmente, muitos pais quando querem punir os filhos por algo de errado que tenham feito, ao invés de cortar o vídeo game, os abrigam a ler como forma de castigo. Um tremendo erro, e quando isso acontece, na verdade os pais é que deveriam ficar de castigo.

Em casa, os pais também podem incluir na rotina momentos para a leitura em família. Quando os adultos demonstram interesse nos livros, automaticamente as crianças se sentem atraídas para o mundo da leitura, portanto leiam perto dos filhos e também para os filhos. Não é à toa que vemos em filmes e desenhos animados e mesmo em livros a cena clássica dos pais lendo para os filhos dormirem, em outras oportunidades os avós lendo para os netos e mesmo modificando a seu bel prazer às histórias, sempre fazendo os pequenos viajarem nas histórias.

O hábito da leitura oferece muitos benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. Entre eles, melhora o funcionamento do cérebro, contribui para a construção do senso crítico e, como diz a máxima popular, permite uma viagem ao mundo sem que o leitor saia do lugar. Os leitores vão melhor na escola, escrevem melhor, raciocinam melhor, ativa o senso crítico, amplia o vocabulário, melhora a escrita, até reduz o estresse, além de ser uma ótima forma de entretenimento. São muitos os benefícios que a leitura proporciona, sempre contribuindo a curto, médio e longo prazo, para maior sucesso pessoal e profissional da criança.

Estimular o interesse por livros e jornais é, além de uma forma de cuidado, atenção e carinho, uma importante atitude que contribui para fomentar o hábito da leitura na criança, é importante para a sua formação. Existem dados que mostram como os livros são positivos, com pesquisas apontando que o hábito da leitura desenvolve uma série de benefícios, que vão desde o aumento da empatia ao fortalecimento da criatividade, e aos diversos ganhos na formação da pessoa, que já falamos.

Leitura só faz bem, crie esse hábito.

Amantes da Leitura
Últimos posts por Amantes da Leitura (exibir todos)

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS
O prêmio
A sensação de ler
Sobre livros censurados