Administração e Negócios

Liderança: Poder ou Autoridade?

Imagem Ilustrativa

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O conceito de liderança está sendo cada vez mais trabalhado e desenvolvido nos ambientes organizacionais. Algumas empresas acabam indo além, substituindo as figuras de gerente e gerência por líder e liderança.

De uma maneira bem objetiva podemos dizer que liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.

A diferença entre liderança e gerência surge pela maneira e ênfase a que ela se refere. Por exemplo, o gerenciamento acontece com os recursos materiais, financeiros, mercadológicos e tecnológicos, mas não com as pessoas. Não se gerencia seres humanos como se fossem objetos.

Aqui entra o conceito de liderança, que visa influenciar, orientar e direcionar as pessoas. Portanto, se gerencia coisas e lidera pessoas.

Quando alguém assume a posição de líder, este acaba desenvolvendo um estilo de liderança, que pode ocorrer por meio do poder ou da autoridade.

Nesse contexto, o poder pode ser conceituado como a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Nesse estilo de liderança o poder até funciona, conseguindo as coisas na base da imposição, mas apenas por um pequeno tempo. Quando se lidera com poderio oriundo do cargo ou da posição, os relacionamentos acabam deteriorando, e como consequência, as pessoas são desmotivadas e acabam trabalhando sem prazer, apenas pelo salário no fim do mês, além de ficarem inibidas e não manifestarem ideias ou sugestões. Algumas trabalham com medo e não desenvolvem todo seu potencial. Nesse caso todos perdem, o líder, o liderado e a empresa.

Por outro lado, existe a autoridade, que em termos de liderança pode ser descrita como a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

O líder que usa da autoridade presente em sua influência pessoal, sempre ouve as pessoas e costuma trata-las como importantes, independente do nível hierárquico. Está sempre diminuindo seu controle sobre elas e aumentando sua confiança. Assim faz com que as pessoas, de bom grado, sigam suas orientações.

Essa influência positiva traz como consequência uma equipe feliz, totalmente motivada e participativa onde todos têm o mesmo objetivo. Aqui todos tendem a ganhar.

Se preocupar, prestar atenção e confiar, são sentimento que precisam ser verdadeiros para serem efetivos, pois o verdadeiro líder se preocupa com o bem-estar das pessoas que compõem sua equipe.

Deste modo se torna evidente a discrepância entre os dois meios de liderança. O estilo por meio da autoridade pessoal é aquele que se leva consigo independente do cargo ocupado ou do lugar onde esteja, e sempre terá influência positiva sobre as pessoas. Já o poder, é aquele que se perde, ou se deixa, juntamente com o cargo.

Nos encontramos na próxima edição! Bons Negócios.

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