É sempre um desafio, escrever sobre fotografias antigas de São Mateus do Sul. No momento em que estou produzindo este texto, por exemplo, surgem muitos questionamentos. Por onde começar? Não é simplesmente escrever um texto sobre algum assunto, referente à história de São Mateus do Sul e ilustrar com uma fotografia, o que também requer pesquisa; é partir da fotografia para o texto. O que eu sei sobre esta fotografia? Quais as características técnicas? Autoria? Data? Contexto histórico? Além disso e prioritariamente, uma minuciosa observação de detalhes, presentes na imagem.

Esta é uma fotografia interna do Clube São Mateuense. Desconhecemos o autor e a data da fotografia. A história desse clube é bem interessante. Em 1908, um grupo de representantes da sociedade local, fundou uma “sociedade dançante” *. Amantes da Prosperidade, foi o nome escolhido. Não tinha sede própria e as reuniões aconteciam, a princípio, nas residências. Um tempo depois, em 1912, foi inaugurada a sede própria, com construção em madeira, localizada à rua Barão do Cerro Azul, hoje rua Paulino Vaz da Silva. Atualmente, encontra-se naquele local, a área da piscina do Clube Ideal Sãomateuense. Em 1920, passou então a chamar-se Clube São Mateuense (há divergências na grafia do nome).

O Clube São Mateuense, foi fundado em 04 de julho de 1920, em São Mateus do Sul. Há 100 anos! Entre algumas das finalidades do clube, em 1942, podemos citar a de proporcionar aos seus sócios e suas famílias, diversões variadas, de cunho recreativo, cultural, artístico e esportivo; manter uma biblioteca científica e literária, notadamente de livros brasileiros. Essas são apenas algumas das finalidades que constam no estatuto da época. Mais tarde, uniu-se ao Clube Ideal e formou o atual Clube Ideal Sãomateuense (C.I.S.).

A fotografia é de excelente qualidade e nos revela muitos detalhes, o que nos faz pensar um pouco nos ambientes e nos costumes do passado. Um salão amplo e ao fundo o palco, enfeitado com flores naturais, seriam “Copos-de-leite”? Lustres, cortinas, mesas com toalhas, louças e ainda um piano. Um piano? Sim, é o que parece ser, no canto direito da fotografia, próximo ao palco. Podemos observar na parede lateral, uma galeria de retratos. Provavelmente dos presidentes anteriores do clube, já que o mesmo possuía uma diretoria organizada. Soubemos que nos fundos do clube existia um bar, onde havia jogos de bilhar e de cartas (baralho). No momento de fazer a revisão final desse texto, um sentimento de alívio e de intimidade maior com a imagem. Já não era mais uma estranha. A impressão mais forte que senti, todas as vezes que eu a olhei, é que o clube foi decorado para algum evento e depois de pronta a bela decoração, alguém disse: vamos tirar uma fotografia?

Referências:

Arquivo da Casa da Memória Padre Bauer. Clube São Mateuense. Estatutos. 1942.
Arquivo da Casa da Memória Padre Bauer. Ata do Clube Amantes da Prosperidade-1908.

Últimos posts por Hilda Jocele Digner (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Casamento, Mulheres e Enxovais
Nome de Mulher
SAPECO