

A leitora da Gazeta Informativa Bianca Staniszewski dos Santos fez esse registro de como está a situação do descarte inadequado na região da Embuiona, interior de São Mateus do Sul. (Foto: Bianca Staniszewski dos Santos)
Na tarde de quarta-feira (13), Bianca Staniszewski dos Santos, procurou a equipe da Gazeta Informativa para retratar um fato que incomoda toda a comunidade de Embuiona, próximo a Colônia Taquaral, interior de São Mateus do Sul.
De acordo com ela, as lixeiras que costumam ficar próximo ao portão de entrada para o espaço de Moto Cross do município não estão mais dando conta da quantidade de resíduos descartados. “Penso que os moradores também precisam se conscientizar e separar o que é reciclável do que é orgânico, descartando os resíduos nos dias certos”, expressa.
Aquele espaço é destinado para que os moradores realizem o descarte dos resíduos para que o caminhão da coleta seletiva realize o processo de recolhimento.
Bianca também comenta que existem situações em que os moradores jogam o lixo de dentro do carro, causando dessa maneira, um acúmulo inadequado de materiais fora das lixeiras. “Os sacos caem para fora e os cachorros arrastam tudo que está dentro dos pacotes, deixando o lugar como um verdadeiro lixão. Sem contar que a Prefeitura não roça aquela parte ali há tempos”, diz.
A são-mateuense informa que ela e outra moradora da região resolveram limpar o espaço no período da paralisação dos caminhoneiros, porque o caminhão da coleta seletiva não estaria passando. “Nada adiantou pois o espaço já está uma bagunça novamente.”
Segundo Bianca, ela procurou a equipe da Vigilância Sanitária de São Mateus do Sul, que lhe aconselhou a entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Após a apresentação dos fatos, ela foi informada que a Prefeitura já estaria realizando um orçamento para comprar lixeiras novas, aguardando apenas a confirmação da parte financeira.
A Gazeta Informativa entrou em contato com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Helio Toshio Sakurai que comentou que o plano é colocar uma lixeira elevada e maior no local. O processo para a aquisição ainda está sendo viabilizado.
Cláudia Burdzinski
Últimos posts por Cláudia Burdzinski (exibir todos)
- Lavanderia Lava e Leva comemora 1 ano em São Mateus do Sul - 7 de dezembro de 2019
- Atenção ajudantes do Papai Noel: cartinhas de Natal já podem ser retiradas nos Correios - 6 de dezembro de 2019
- Vendas da Black Friday supera as expectativas em 2019 - 6 de dezembro de 2019
Comentários
Os comentários estão fechados