Meio Ambiente

Lixo é descartado inadequadamente e preocupa moradores da região de Embuiona

A leitora da Gazeta Informativa Bianca Staniszewski dos Santos fez esse registro de como está a situação do descarte inadequado na região da Embuiona, interior de São Mateus do Sul. (Foto: Bianca Staniszewski dos Santos)

Na tarde de quarta-feira (13), Bianca Staniszewski dos Santos, procurou a equipe da Gazeta Informativa para retratar um fato que incomoda toda a comunidade de Embuiona, próximo a Colônia Taquaral, interior de São Mateus do Sul.

De acordo com ela, as lixeiras que costumam ficar próximo ao portão de entrada para o espaço de Moto Cross do município não estão mais dando conta da quantidade de resíduos descartados. “Penso que os moradores também precisam se conscientizar e separar o que é reciclável do que é orgânico, descartando os resíduos nos dias certos”, expressa.

Aquele espaço é destinado para que os moradores realizem o descarte dos resíduos para que o caminhão da coleta seletiva realize o processo de recolhimento.

Bianca também comenta que existem situações em que os moradores jogam o lixo de dentro do carro, causando dessa maneira, um acúmulo inadequado de materiais fora das lixeiras. “Os sacos caem para fora e os cachorros arrastam tudo que está dentro dos pacotes, deixando o lugar como um verdadeiro lixão. Sem contar que a Prefeitura não roça aquela parte ali há tempos”, diz.

A são-mateuense informa que ela e outra moradora da região resolveram limpar o espaço no período da paralisação dos caminhoneiros, porque o caminhão da coleta seletiva não estaria passando. “Nada adiantou pois o espaço já está uma bagunça novamente.”

Segundo Bianca, ela procurou a equipe da Vigilância Sanitária de São Mateus do Sul, que lhe aconselhou a entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Após a apresentação dos fatos, ela foi informada que a Prefeitura já estaria realizando um orçamento para comprar lixeiras novas, aguardando apenas a confirmação da parte financeira.

A Gazeta Informativa entrou em contato com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Helio Toshio Sakurai que comentou que o plano é colocar uma lixeira elevada e maior no local. O processo para a aquisição ainda está sendo viabilizado.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Reflorestamento que corresponde mais de 900 campos de futebol comemora 40 anos em São Mateus do Sul
Operação do Ibama embarga 10 serrarias na região de São Mateus do Sul
Empresas que produzem muito lixo terão que garantir destinação correta para obtenção de alvará em São Mateus do Sul